Journal
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de
Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-
Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de
formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um
paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação,
análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e
avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas
práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos
em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva.
Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as
suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem
como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda
encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se
refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características,
interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma
fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua
ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões
em prol dos grupos de crianças.
This report was developed within the course of Supervised Teaching Practice
inserted in Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education,
aiming to reflect on the path of formation of the trainee. Over the practices
trainee adopted a social constructivist paradigm, affecting their practice
through observation, systematic analysis, constant critical reflection, action
planning, action and evaluation, relying on the research-action methodology.
During their practices made possible the trainee to combine theoretical
knowledge with practice, and mobilize them in a real context, developing a
questioning and reflective attitude.
Thus, also in this report that the trainee expressed their learning throughout
their practice, reflection on them, and how influenced their professional
practice. The trainee stared at the child as active and competent, pretending
that this aspect is reflected in their lesson plans, guiding its action according to
the characteristics, interests and needs of each child, intervened, so, with good
reason. In this sense, it has become crucial to continually assess their action in
order to adapt and allow greater flexibility in making decisions on behalf of
groups of children.
Joana Alícia Soares Araújo
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201266865