Journal
O presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e configura-se como requisito parcial para a obtenção de grau de mestre. Pretende-se, deste modo, que o mesmo evidencie o percurso formativo da mestranda de forma refletida e indagadora das experiências e competências desenvolvidas nos dois níveis de educação, com vista à construção de um perfil duplo. O documento integra os pressupostos teóricos e legais que fundamentam a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis educativos assim como a forma como estes foram mobilizados para a prática pedagógica, as características inerentes ao contexto educativo e os conhecimentos obtidos ao longo da mesma acerca das crianças e das suas individualidades e do meio envolvente. A metodologia de investigação-ação constituiu um pilar no decorrer da intervenção pedagógica, encontrando-se espelhada ao longo do presente relatório de estágio. Deste modo, a prática da mestranda obedeceu a um processo rigoroso assente na articulação das etapas inerentes à metodologia evidenciada: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta metodologia permitiu melhorar e enriquecer as intervenções pedagógicas, possibilitando um olhar crítico e indagador não só acerca das práticas mas igualmente sobre a Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma forma mais geral. Face ao indicado, a realização do estágio profissionalizante, desenvolvido em ambos os contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a mestranda desenvolvesse competências pessoais e profissionais inerentes a um perfil docente duplo, construindo, desta forma, as primeiras etapas de um processo evolutivo e de aprendizagem gradual e constante compreendendo, assim, a importância e exigência de educar
This professional qualification report comes under the Course of
Supervised Teaching Practice, which is part of the Master's curriculum
in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education
and is constructed as a partial requirement for obtaining a master's
degree. It is intended, therefore, that the same reveals the graduate
student's training path in a reflected form of developed experience and
expertise in both education levels, with a view to achieve a double
profile.
The document integrates the theoretical and legal assumptions
underlying the pedagogical practice of master student in both
educational levels as well as how they were mobilized for pedagogical
practice. The inherent characteristics of the educational context and the
knowledge acquired along the time about children, their individualities
and the surroundings environment.
The research-action methodology is a cornerstone in the course of
pedagogical intervention, lying spread throughout this traineeship
report. Accordingly, the practice of graduate student followed a rigorous
process based on the articulation of the steps inherent to the evidenced
methodology: observation, planning, action, reflection and evaluation.
This methodology allows to improve and enrich the educational
interventions, enabling a critical and inquiring gaze seemed not only on
the practices but also on Preschool Education and Teaching of the 1st
cycle of basic education, in a broader way.
The achievement of the work experience, developed in both
educational contexts characterized by being the driving force for the
master student to expand personal and professional skills intrinsic to a double teacher profile, developing in this way, the first steps in the
evolving process, a gradual and constant learning thus comprising the
importance and need to educate.
Diana Sofia Sampaio Gonçalves
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201276208