Journal
O mundo mudou muito e o modelo escolar existente, que vem desde o
século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação ao novo mundo. As
dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais vastas do que
as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de
captação da atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. A
motivação, sem a qual não há aprendizagem, revela a dificuldade da educação
escolar em lidar com a realidade atual.
Dentro de um referencial teórico sustentado, importa analisar e interpretar
o modo como decorre a aprendizagem e o modelo de avaliação do terceiro ciclo
do ensino básico, bem como investigar os fatores que influenciam a motivação
dos alunos.
Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem
metodológica qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas
semiestruturadas aos vários intervenientes educativos e à análise de
documentos, numa escola selecionada para o efeito.
Constatou-se, através dos dados obtidos, que a reprovação tem um impacto
extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas
vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso.
Este trabalho consiste num estudo de caso sobre o efeito que a reprovação
provoca na motivação dos alunos que ficam retidos e tem como intuito
encontrar estratégias para aumentar a motivação desses mesmos alunos.
The world has changed and the existing school model, which comes from the
eighteenth century, has a maladjustment to the new. The difficulties of
teaching and learning are also much wider than those of the past, and the
ability to capture the attention that school once produced, today is very
difficult. The motivation, which is a school function par excellence, has become
a prerequisite, revealing the difficulty of school education in dealing with the
current reality.
Throwing a sustained theoretical study, it is important to analyze how
learning takes place and to interprete the evaluation model of the third cycle
of basic education, and also to investigate the factors that influence student
motivation.
To achieve the objectives of the study, we chose a qualitative
methodological investigation, using semi-structured interviews at some of
educational actors and analysing some important documents, in a school
highlighted for the effect.
It was found through the data that the grade retention has an extremely
significant impact on the students academic performance. That procedure
sometimes causes a pedagogical effect, but other times can have exactly the
opposite effect.
This work is a case study on the effect that grade retention causes in the
motivation of students who were retained and has the intention to find
strategies to increase the motivation of those students.
Rute Campos Almeida Duarte
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201217244