Journal
Encaramos o currículo como um projeto em constante transformação,
que tendo por referência o currículo nacional, é adequado ao seu públicoalvo,
os alunos.
No contexto de cada comunidade onde a escola está inserida, a
definição das ofertas educativas/curriculares assume maior pertinência,
podendo contemplar componentes locais e regionais do currículo, valorizando
as caraterísticas de cada região e, sobretudo, engrandecer os talentos dos
alunos, de acordo com as suas especificidades individuais.
A reflexão, realizada em torno das dificuldades que muitos alunos têm
em realizar as aprendizagens previstas no currículo oficial, deu origem a uma
questão central: Que alternativa ao currículo regular no ensino básico?
Na procura de respostas à questão, abordamos o nascimento da escola
e conceitualização de currículo, a evolução da formação para o mundo do
trabalho, a diversificação curricular e a autonomia da escola.
O estudo empírico seguiu uma metodologia quantitativa e qualitativa,
através de um estudo de caso e centrou-se: na análise documental do Projeto
Educativo do Agrupamento; inquérito por questionário aos alunos do terceiro
ciclo do ensino básico, regular e cursos vocacionais; inquérito por entrevistas
semiestruturadas ao Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Diretora
do Agrupamento, Coordenadoras de Departamento, Coordenador dos Cursos
Vocacionais e representante no Conselho Pedagógico dos Serviços de
Psicologia e Orientação. Expomos as conclusões da investigação através da
triangulação dos dados obtidos com os instrumentos de recolha.
Como resposta à questão inicial, apresentamos uma proposta
alternativa ao currículo regular do ensino básico, que procura diversificar a
oferta.
The curriculum is regarded as a project in constant transformation,
which having the national curriculum as reference is the appropriate one to
the target audience, students.
Within each school community context, the definition of educational /
curricular offerings assumes greater relevance and can reflect local and
regional curriculum components, highlighting the characteristics of each
region and, above all, enhance the talents of students, according to their
individual circumstances.
The reflection held around the difficulties that many students have in
performing the learning foreseen in the official curriculum, led to a key
question: What alternative is there to the mainstream curriculum in middle
school?
In the search of answers to this question, it is made an approach to the
birth of school and the conceptualization of the curriculum, the evolution of
training towards the world of work, the curriculum diversification and the
school autonomy.
The empirical study followed a quantitative and qualitative
methodology through a case study and focused on: survey by questionnaire to
the students of the third cycle of middle education, regular and vocational
courses; survey by semi-structured interviews to the President of the General
Council of the Cluster of schools, the Headmistress, the Department
Coordinators, the Coordinator of Vocational Courses and the representative
of Psychology and Guidance Services in the Pedagogical Council. The research
evidence is shown through triangulation of the data obtained with the
collection instruments.
In response to the initial question, it is presented an alternative
proposal to the mainstream curriculum of middle education, which seeks to
diversify the offerings.
Fernando Aguiar de Araújo
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201217996