Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito
da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-
Escolar, por forma a evidenciar o desenvolvimento pessoal e profissional da
mestranda ao longo da prática pedagógica.
Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo um conjunto de
competências, tendo em vista a construção dos seus saberes profissionais,
atendendo a uma postura de pendor reflexiva e indagadora, capaz de tomar
decisões adequadas de acordo com o contexto educativo onde está inserida,
uma vez que o mesmo se carateriza por ser imprevisível.
O desenvolvimento dos saberes profissionais foi possibilitado através da
adoção da metodologia de investigação-ação, sendo que a mesma se processa
numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, pelo que a
reflexão é intrínseca e implícita em todas as fases. Efetivamente, foram várias
as estratégias que fomentaram o desenvolvimento desta metodologia,
nomeadamente: elaboração de planificações, realização de narrativas
colaborativas, elaboração do diário de formação, construção dos guiões de préobservação,
reestruturação do Projeto Curricular de Grupo e as reuniões
realizadas com o supervisor institucional. Importa, ainda, referir que o
desenvolvimento da prática pedagógica em díade de formação, potenciou
momentos de reflexão partilhada que contribuíram para a transformação das
práticas.
A elaboração deste relatório assumiu um papel fulcral, uma vez que
despoletou na mestranda uma reflexão crítica sobre as práticas, confluindo na
identificação da evolução das suas competências pessoais e profissionais, bem
como das dificuldades que ainda predominam, por forma a contorná-las
futuramente.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Prática Pedagógica
Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico,
evidenciando o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
O trabalho desenvolvido atendeu a um quadro teórico concetual, análise do
contexto e das práticas que potenciaram a auto implicação e o
amadurecimento dos saberes profissionais em estreita relação com os saberes
experimentais, capacitando a mestranda da tomada de decisões em contextos
que se caracterizam pela sua complexidade.
No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigaçãoação
conduziu a prática da mestranda. Esta metodologia processa-se numa
espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão, cuja ação-reflexão,
pontos-chave da dinâmica, permitiu a construção de um conhecimento sólido
que norteou o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
Efetivamente, esta metodologia instiga o profissional de educação a
questionar-se e, consequentemente, a reformular a sua ação de acordo com as
evidências recolhidas, confluindo no desenvolvimento de uma identidade
profissional.
Apraz sublinhar que o desenvolvimento da prática pedagógica, em díade de
formação, motivou momentos de reflexão partilhada com reflexos na
transformação e melhoramento das práticas.
Acresce, ainda, que a elaboração deste relatório de estágio afigurou-se
crucial, despoletando uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas,
convergindo na identificação dos progressos das competências profissionais da
mestranda, assim como das dificuldades predominantes, com o propósito de
as colmatar, futuramente. Deste processo dinâmico de construção pessoal e
profissional renasce a identidade docente como a essência de ser professor.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present internship report of professional qualification arises in the
scope of the curricular unity of the Supervised Teaching Practice on Preschool
Education, in order to make evident the personal and the professional
development of the student along the pedagogical practice.
In this sense, the graduate student developed a set of skills, in view of the
construction of her professional knowledge, attending to a reflective and
inquiring stance, able to take appropriate decisions according to the
educational context in which she is inserted, once the same is characterized by
being unpredictable.
The development of the professional knowledge was enabled through the
adoption of the investigation-action methodology, which is processed in an
observation, planning, action and reflection cyclical spiral, whereby the
reflection is intrinsic and implicit in all of the phases. Actually, were several
strategies that fostered the development of this methodology, namely:
elaboration of unfolds, achievement of collaborative narratives, elaboration of
the formation diary, construction of pre-observation scripts, restructuring of
the Curricular Group Project, and the meetings which were realized with the
institutional supervisor. It is also important to refer that, the development of
the pedagogical practice in dyad of formation, potentiated moments of shared
reflection which contributed to the transformation of the practices.
The elaboration of this report, assumed a crunch role, once it triggered in
the student, a critical reflection about the practices, converging in the
identification of the evolution of their personal and professional skills, as well
as the difficulties that are still predominating, in order to contour them, in the
future.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present internship report emerges within the Supervised Pedagogical
Practice in Preschool Education and 1st Cycle Basic of Education, evidencing
the personal and the professional development of the master's degree student.
The developed work attended to a conceptual theoretical framework,
analysis of the context and practices that potentiated the self-implication and
the professional knowledge maturation closely to the experimental knowledge,
enabling the master’s degree student to take decisions in contexts scored by
their intricacy.
In the pedagogical practice development, the action-research methodology
guided the master’s student’s practice. This methodology processes itself in an
observation, planning, action and reflection cyclical spiral, in which actionreflection,
dynamics’ key points, allowed the construction of a firm knowledge
that guided her personal and professional growth. Verily, this methodology
instigates the education professional to question herself and, thereafter, to
reformulate her action according to the collected evidences, converging into a
professional identity development.
Pleases to highlight that the pedagogical practice development, in dyad of
formation, induced shared reflexive moments with reflections in the
transformation and improvement of the practices.
Furthermore, the elaboration of this internship report became crucial,
triggering a critical reflection about the developed practices, converging into
the master's degree student’s professional skills progress recognition, as well
as the prevalent difficulties, in order to fill them, hereafter. From this dynamic
process of personal and professional construction reborn the instructor
identity as the gist of being teacher.
Anabela Rodrigues da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201236931