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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como propósito principal refletir, criticamente,
acerca de todo o percurso realizado no contexto educativo de Educação Pré-Escolar, no
âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), inserida
no Mestrado em Educação Pré-escolar (PE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(1ºCEB).
O trabalho desenvolvido teve como objetivo o desenvolvimento de competências
profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso,
adaptado às características do nível educativo e do contexto. Para tal, foi necessária uma
atitude profissional indagadora e investigativa, critica e reflexiva, que permitisse agir com
intencionalidade pedagógica.
Neste sentido, os processos educativos e formativos desenvolvidos ao longo de todo
o semestre, centraram-se numa metodologia de investigação-ação, caracterizada por uma
espiral de ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, tendo em conta
diferentes dimensões pedagógicas. Todos estes processos foram devidamente articulados
com referentes teóricos e legais, sendo feito um enquadramento a esse nível, com vista a
compreender a base de sustentação das práticas da mestranda.
Evidencia-se a conceção de criança e o papel fundamental, não só do educador, mas
também de todos os intervenientes do processo educativo, no sentido de estimular e
motivar a criança para a construção das suas próprias aprendizagens, destacando-se, assim,
uma visão socio construtivista da aprendizagem, transversal a todos os processos referidos.
Todas as ações desenvolvidas permitiram analisar o percurso da formanda e o
desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas com a prática,
mas também direcionadas para quadros concetuais mais alargados.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio tem como propósito principal refletir
criticamente acerca do percurso de desenvolvimento profissional da estudante,
durante os momentos de prática pedagógica, inseridos nas unidades
curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e
Prática Pedagógica Supervisionada no 1.ºCiclo do Ensino Básico, que fazem
parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
do Ensino Básico.
Este período de prática pedagógica teve como objetivo o desenvolvimento
de competências profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um
quadro concetual rigoroso, adaptado às características do contexto educativo.
Para tal, foi necessária uma atitude indagadora e investigativa, crítica e
reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica.
Neste sentido, os processos formativos em questão, basearam-se na
metodologia de investigação-ação que tem como objetivo primordial a
investigação das práticas com o intuito de transformá-las, melhorando-as.
Todos estes processos foram devidamente articulados com referentes teóricos
e legais, com vista a compreender a base de sustentação das práticas levadas a
cabo.
As ações desenvolvidas, inseridas em momentos de reflexão colaborativa
em contexto, permitiram analisar o percurso da formanda e o
desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas
com a prática, mas também direcionadas para quadros concetuais mais
alargados. Com efeito, o relatório de estágio em análise assume-se como um
documento formativo imprescindível que salienta, criticamente, os desafios e
os obstáculos decorrentes da experiência da mestranda no desenvolvimento da
sua prática pedagógica, que se assumem como fundamentais para a contínua
construção da sua identidade profissional.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present probation report has as its main target a critical reflection about all
journey through the educational concept of Pre-School under Curricular Unit (UC) of
Supervised Pedagogy Practice (PSS) inserted of the Masters in Pre-School (PE) and 1º
Grade of Elementary School 1º CEB).
The work done on the above context has as a goal the development of professional
skills related to the knowledge of acting in action demanding a rigorous conceptual plan
adapted to the context and educational level standards. So, it was necessary a professional
inquiry, research, critical and reflexive attitude which could allow acting with pedagogic
intentionality.
To achieve this, the educational and forming processes developed during all this
semester (internship year) centralized in an action-research methodology defined by an
spiral cycles of observation, planning, action, evaluation and reflection considering
different pedagogic dimensions. All these procedures were duly articulated with legal and
theorical framework in order to understand the support basis of Masters practice.
The concept of child, the educator’s main role as well as all intervenients on
educational process was emphasized in order to stimulate and motivate the child to build
up his own learning skills, standing out a constructive social vision of learning, transversal
to all referred process.
All actions allowed us to analyse the journey of the student and the development of
her professional skills, not only related to practice but also towards conceptual and larger
targets.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present probation report has as its main target a critical reflection on
the professional development journey of a student, during pedagogical practice
moments under curricular units of supervised pedagogical practice of Pre-
School and supervised pedagogical practice of 1.st Grade of Elementary
School, inserted in the Masters of Pre-School and 1.st Grade of Elementary
School.
This period of pedagogical practice had as goal not only the development of
professional skills related to the knowledge of acting in action but also the
demand of a rigorous conceptual plan adjusted to the educational context
characteristics. It was therefore necessary an investigative, critical and
reflexive attitude, that could allow acting with pedagogical intentionality.
The formation procedures in question were based on the action-research
methodology, whose main target is the investigation of practices with the
finality of improving them. All these procedures were duly articulated with
legal and theoretical frames, in order to understand the support basis of
Master’s practice.
The developed actions, inserted in a collaborative and reflection context,
allowed the analysis of the student’s journey and the development of her
professional skills, not only related to practice, but also towards larger
conceptual targets.
In fact, this probation report is the most important formation document as
it underlines, critically, the challenges and obstacles that occurred during the
student’s experience and also details the development of her pedagogical
practice. These are aspects that assume main importance in the continuous
formation of her professional identity.
Ana Filipa da Cruz Fernandes
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201183790