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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio emerge da prática pedagógica
supervisionada na educação de infância inserida no curso de mestrado de
educação pré-escolar e ensino do primeiro ciclo do ensino básico. Esta foi
desenvolvida no jardim de infância da Escola Básica de Monte Aventino que
integra o Agrupamento de Escolas António Nobre.
O estágio formativo efetuado teve como principal intenção o
desenvolvimento de competências profissionais associadas à capacidade de
reflexão sistemática antes, durante e pós-ação tendo em vista o
desenvolvimento de uma ação educativa baseada na investigação de práticas
e na co-construção de saberes profissionais.
No sentido de alcançar as competências estabelecidas e de direcionar a
prática educativa para os interesses e necessidades das crianças foram
exercidas várias etapas cíclicas do processo educativo como a observação,
planificação, reflexão e avaliação. Deste modo a metodologia eleita para o
exercício deste ciclo espiral assentou na investigação-ação uma vez que esta
permite indagar sobre as práticas desenvolvidas tendo em vista a sua
reestruturação voltada para as carências demonstradas. Como estratégia de
formação, esta metodologia também possui grandes potencialidades sendo
que foram igualmente utilizados procedimentos como reflexões individuais,
narrativas colaborativas e guiões de observação orientados para o
favorecimento da investigação individual e colaborativa das práticas exercidas
em díade e tríade de formação.
O desenvolvimento das diversas ações referidas conduziu ao alcance das
competências enunciadas que confluíram na formação do perfil profissional da mestranda capaz de criar um integrado do currículo, recorrer ao exercício
das etapas do processo educativo assim como à organização do ambiente
educativo.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No contexto do mestrado em Educação e Infância e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico foram desenvolvidos dois estágios pedagógicos em diferentes
momentos, um em cada valência. Ambos tiveram como principal intenção
habilitar a mestranda à qualificação profissional nos dois perfis baseando-se
no desenvolvimento de competências profissionais intrínsecas a diferentes
níveis de reflexão sistemática e à investigação de ações dirigidas para a
realização do processo educativo.
Considerando o alcance do objetivo previsto e das referidas competências
foi utilizada a metodologia de investigação-ação visto permitir indagar sobre
práticas com vista à sua reformulação. Esta foi usada na sua dimensão cíclica,
através das etapas do processo educativo, voltadas para a reestruturação da
ação tendo em conta as evidências demostradas pelas crianças. A mesma foi
ainda utilizada como estratégia de supervisão que contribuiu igualmente,
conjuntamente com outras ações supervisivas, para o crescimento
profissional da mestranda encarando a colaboração entre pares.
Das referidas práticas exercidas emergiram dois relatórios de estágio,
alvos de defesa pública, que espelham a construção de quadros teóricos
inerentes à profissionalização considerando o exercício de práticas reflexivas e
investigativas das próprias ações realizadas e da coconstrução colaborativa de
saberes. Assim, as competências previstas foram alcançadas estando a
mestranda apta a desenvolver um currículo integrado sendo capaz de
valorizar a criança como um sujeito holístico.
O atual relatório diz respeito ao desenvolvimento da prática no 1º Ciclo,
uma vez que o anterior já foi elaborado, contudo a reflexão final deste
documento reporta-se à introspeção acerca das aprendizagens efetuadas nos
dois contextos.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report emerges from the supervised pedagogical practice-based
internship of preschool education of the master in Preschool Education and
1st Cycle of Basic Education. The work described was developed in the
kindergarten of “Escola Básica de Monte Aventino” which is part of the
“Agrupamento de Escolas António Nobre”.
The main goal of the pedagogical internship was to develop professional
competencies such as systematic reflection-before-action, -in-action and –on
action, that would enable the development of an educational action
supported by practice-based research and the co-construction of professional
knowledge.
The educational process cycle was crucial to achieve the above-mentioned
competencies and to guide the educational practice to the interests and
needs of the children. Consequently, this work includes a number of iterations
of observation, planning, reflection and evaluation. Action research
methodology was chosen, due to its ability to restructure the practice to the
observed needs. However, it proved to be useful as a training strategy as well.
By using action research, this work made use of procedures such as individual
reflections, collaborative narratives, and targeted observation guides, that
have benefited the individual and collaborative research practices in dyad and
triad.
The developed activities contributed to shape the profile and
competencies of the author to those of a preschool educator, enabling the
creation of the integrated curricula, use of the educational process, and
organization of the educational environment.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In the context of the master in Teaching the Pre-school and 1st Cycle of
Basic Education, two pedagogical internships were performed, one on each
branch. They focused on giving the master student the professional
qualification in both profiles, supported by the development of professional
competencies in different systematic reflection levels and in researching
actions directed towards the educational process.
Action research was used to investigate the educational practices and
reformulate them. In particular, the cyclic dimension intertwined with the
stages of the educational process, enabled structuring action to the interests
and needs of the children. On another level, action research was used as a
supervision strategy. Together with other supervision actions, this
methodology enabled a professional growth in a real situation supported by
peers.
Two reports were developed from the above mention actions that mirror
the construction of theoretical matrixes inherent to professionalization
considering both reflective practices and research actions performed in a
collaborative co-construction of knowledge. The competencies expected were
achieved and so the master student is now able to develop an integrated
curriculum that values the child as a holistic subject.
The present report, presented for public defense, relates mostly to the
development of the internship in 1st Cycle of Basic Education, and follows a
previous report on the other branch of study. However, the final reflection
relates to both contexts.
Ana Cristina Neves Costa
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201183773