Journal
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, o presente relatório de estágio, requisito parcial para obtenção
do grau de mestre, espelha o processo de desenvolvimento profissional da
mestranda, nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na
Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do
Ensino Básico.
Assim, realça o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais,
relativas ao saber-agir ser e estar em contexto, fundamentadas num
enquadramento teórico e legal conciso e exigente, sustentadas pela metodologia
investigação-ação, recorrendo às estratégias de observação, planificação, ação,
avaliação e reflexão no sentido da transformação da prática letiva, melhorandoas.
Nesta linha de pensamento, a mestranda construiu o seu perfil profissional,
desenvolveu atitudes indagadoras e um pensamento crítico na, para e sobre sua
a ação, articulando a teoria com a prática. Realça, ainda, que a colaboração com
o par pedagógico, educadora/professora cooperante e supervisores institucional
constituiu um forte contributo para a construção de representações daquilo que
é ser educadora/professora do 1º CEB na atualidade. O relatório é, por si
mesmo, um espaço de aprendizagem e reflete o início da construção da
identidade profissional da futura educadora/professora.
Under the Master in Preschool Education and Teaching in Primary
Education, this internship report, which is essential to complete the Master’s
degree, reflects the process of professional development of the graduate student
during her practice, developed in the stage of contexts in Pre-School education
and Primary Education.
Thus, this this emphasizes the development of professional and personal
skills related to know-act in context, in a concise theoretical and legal
framework and demanding, with the application of action research
methodology, using, using the observation strategies, planning, action,
evaluation and reflection.
In line with this, the graduate student built her professional profile,
developed inquiring attitudes and critical thinking in, for and about her action,
linking theory with practice. “It should also highlight the fact that, with the
collaboration of the pedagogical pair, educator/teacher cooperative and
institutional supervisors, constituted a strong contribution to the construction
of the representations of what is to be an educator / teacher of the 1st CEB today.
The report is by itself a learning space and reflects the start of construction of
the professional identity of future educator / teacher.”
Thus, the described report highlights and reflects the challenges proposed by
the graduate student in her career and raised learning, based on a theoretical
and legal basis of the developed pedagogical practices and the characterization
of stage settings, enabling a path analysis of formation of professional skills and
professional graduate student profile.
Sofia Leão Aguiar Braga da Cruz
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201176793