Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:O relatório de estágio para a qualificação profissional foi realizado no
âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na
Educação Pré-Escolar, sendo esta parte integrante do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico.
Todo o trabalho desenvolvido no presente relatório teve como
objetivo dar a conhecer, de forma crítica, reflexiva e sustentada, as
experiências vividas pela formanda com o grupo de crianças que
acompanhou, num total de 210 horas de estágio, iniciado em fevereiro e
terminado em junho do presente ano.
A prática pedagógica de um educador de infância influencia
diretamente o desenvolvimento das crianças, bem como o desenvolvimento
do próprio docente, contituindo para o desenvolvimento de competências
fundamentais para a sua prática futura.
Com vista a uma planificação focada nas necessidades e interesses
evidenciados pelo grupo de crianças, o educador deve observar, planear, agir,
avaliar, comunicar e articular, levando a cabo, paralelamente, a investigaçãoação
como forma de refletir sobre a sua prática e sobre os efeitos da mesma,
em si e nas crianças.
Tendo por base estes pressupostos, foram observadas necessidades de
desenvolvimento, interesses e resultados de aprendizagem, que permitiram a
planificação de atividades a realizar, por forma a atingir os objetivos traçados
para o desenvolvimento de capacidades nas crianças.
Para isso, recorreu-se a estratégias inovadoras e diversificadas,
suportadas pelos modelos curriculares High/Scope e Reggio Emilia, e também
pela Metodologia de Trabalho de Projeto.
O trabalho desenvolvido em torno da unidade curricular visa
competências como a mobilização de saberes, a adoção de estratégias diferenciadas, a tomada de decisões conscientes e adequadas, o
desenvolvimento de projetos de investigação e o desenvolvimento e
consolidação de competências socioprofissionais e pessoais. Neste sentido,
contribuiu para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento profissional
da mestranda, através das intervenções realizadas com o grupo de crianças.
As diferentes etapas do processo educativo acompanharam
afincadamente esta etapa, na medida em que contribuiram para um maior
conhecimento da formanda quanto à ação e à planificação.
Importa salientar que as atividades desenvolvidas ao longo deste
período visaram o desenvolvimento de todas as áreas e domínios de
conteúdo, nas crianças, com mais ênfase na área da formação pessoal e social
e na área do conhecimento do mundo.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Preschool Education degree, which includes the Masters degree in Preschool
Education and Teaching.
The main point of this report is to let others know my views and
learning outcomes acquired during the internship with a group of children
using a critical reflective and sustainable approach. The placement duration
was 210 hours from February to june 2013.
The pedagogy approach of a preschool teacher directly influences
children’s development contributing for the development of the teacher core
skills for the future.
With an approach focused on the needs and interests of the group of
children, the teacher must observe plan act evaluate and communicate and at
the same time reflect in her methods and practices as to how it affects her
and the children involved.
Based on these assumptions were observed developmental needs
interests and learning outcomes which allowed the planning of activities to
undertake in order to achieve the goals set. For this were used innovative
strategies and diversified curriculum models supported by High/Scope and
Reggio Emilia and also methodology project work.
The work developed throughout the placement aimed to target skills
such as knowledge mobilization the adoption of different strategies the ability
to make an appropriate and informed decision the development of research
projects and the development and consolidation of socio-professional and
personal skills. This also contributed to graduate student personal and
professional development. The different stages of the educational process were followed
thoroughly by the graduate student and allowed to develop skills and
knowledge in auctioning and planning accordingly.
It should be noted that the activities developed throughout this period
were aimed at the development of all areas and domains with special
emphasis in the area of personal and social education and um world
knowledge.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relatório de estágio de qualificação profissional foi realizado no
âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, sendo que
objetiva dar a conhecer, de forma crítica, reflexiva e sustentada, as experiências
vividas pela formanda ao longo dos estágios desenvolvidos na Educação Pré-
Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Neste sentido, evidencia uma metodologia sustentada na investigaçãoação
que estimula e respeita os princípios de uma aprendizagem ativa, focada
no eu construtor do seu próprio conhecimento. Este processo cíclico de
reflexão-ação-reflexão que se desenvolve no exercício da ação pedagógica
permite a transformação da prática no sentido de um melhoramento constante
constituindo-se como um processo de construção de novas realidades. A
prática pedagógica de um profissional de educação influencia diretamente o
desenvolvimento das crianças, bem como o desenvolvimento do próprio
docente quando devidamente refletida, pelo que exige qualidade na formação
do docente.
Assim, a unidade curricular supracitada contribuiu para o
desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional da mestranda, através
das intervenções realizadas, das interações estabelecidas com a díade, o
orientador e o supervisor institucional, das reflexões realizadas ao longo do
estágio sendo que promoveu a aquisição de competências capacitando-a para
a mobilização de saberes científicos, pedagógicos, experimentais, culturais,
didáticos e éticos, para a adoção de estratégias diferenciadas, inovadores,
criativas, empreendedoras, adequadas aos objetivos e aos contextos reais, para
a tomada de decisões conscientes e responsáveis. De um modo geral,
contribuiu para o crescimento nas dimensões da ação, da formação e da
investigação (na, sobre e para a ação), sendo que estimulou a colaboração e a
partilha de recursos, de processos e de resultados. Note-se, ainda, a tomada de consciência do cariz afetivo que envolve as relações nos níveis de ensino em
que a mestranda lecionou.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The report stage of professional qualification was conducted within the
course of supervised teaching practice, which aims to make known a sustained
reflective critical experience, lived for the graduate student, through the stages
developed in pre-school education in the first cycle of basic education.
This effect shows a sustained research methodology that encourages
and respects the principles of active learning, focused on the self builder of his
own knowledge. This cyclical process of reflection action reflection that
develops in the exercise of pedagogical action allows the transformation of the
practice by a sense of continuous improvement constituting itself as a process
of constructing new realities. Pedagogical practice of a professional education
directly influence the development of children, as well as the development of
teaching itself when properly reflected, by requiring quality in training the
teacher.
The above course contributed to personal development and
professional growth of graduate student, through interventions and
interactions established with the pedagogical pair, the advisor and the
institutional supervisor, of reflections made during the stage, which promoted
the acquisition of skills enabling it to mobilization of cultural didactic ethical
scientific experimental pedagogical knowledge, for adopting innovative
differentiated recreational entrepreneurial strategies, appropriate goals to the
real contexts, for making responsible decisions. Aware generally, contributed
to an increase in the action dimensions of action, research and formation,
which stimulated collaboration and resource sharing, of processes and results. Note that, the awareness of the affective nature that involves the relationships
in levels of education where the graduated student taught.
Tânia Daniela Martins Neto da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201216680