Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho
desenvolvido pela estagiária durante toda a sua prática pedagógica
supervisionada, assim como demonstrar a aquisição de competências
profissionais ao longo deste período. Esta aquisição de competências vai ao
encontro do grande objetivo da prática pedagógica, uma vez que esta
pretende que a estudante desenvolva múltiplas competências que a permita
agir enquanto futura profissional de educação.
O período de prática pedagógica da formanda realizou-se entre dia
vinte de fevereiro e catorze de junho do presente ano na instituição
Monfortinhos de Real, pertencente ao concelho da Maia, contando com um
trabalho intensivo realizado em tríade (par pedagógico e educadora
cooperante). Este trabalho permitiu uma reflexão conjunta de extrema
importância para a transformação e melhoramento das ações da estagiária.
Toda a prática desenvolvida pela formanda baseou-se numa
metodologia de investigação-ação centrada em dois eixos fundamentais: ação
e reflexão, passando também por uma metodologia de observação do
contexto, uma planificação das ações e uma avaliação das mesmas. Posto isto,
importa referir que da prática fizeram parte várias estratégias para a
orientação da formanda, como é o caso dos guiões e grelhas de observação,
das planificações semanais, das narrativas colaborativas mensais, da reunião
de avaliação reguladora, da construção de um projeto curricular de grupo,
bem como da elaboração de um diário de formação.
A elaboração deste documento permitiu à estudante realizar uma
reflexão introspetiva sobre as suas práticas ao longo do período de estágio,
analisando as competências adquiridas, bem como aspetos a melhor em
intervenções futuras.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente documento tem como finalidade espelhar o trabalho
executado pela estagiária durante o período de prática pedagógica
supervisionada, bem como demonstrar as competências profissionais e
pessoais adquiridas. Tal aquisição vai ao encontro do grande objetivo da
Unidade Curricula de Prática Pedagógica Supervisionada, já que esta pretende
que a formanda desenvolva múltiplas competências que a permitam agir da
melhor forma enquanto futura profissional de educação.
O período de prática pedagógica supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino
Básico da estudante decorreu entre dia dois de outubro de 2013 e dia
dezassete de janeiro de 2014 na Escola Básica de Moutidos, pertencente ao
Agrupamento Vertical de Escolas de Águas Santas, localizada no conselho da
Maia, contando com um trabalho realizado em tríade. Deste modo, foi
possível realizar reflexões conjuntas de extrema importância para a
transformação e melhoramento das intervenções da estagiária.
Toda a prática desenvolvida pela formanda teve por base uma
metodologia de investigação-ação, englobando práticas como: observação,
planificação, ação, avaliação e reflexão. Com isto, importa referir que para
orientação da prática da mestranda foram necessárias várias estratégias,
como é o caso da construção do guião e grelhas de observação, planificações
semanais, narrativas individuais e uma colaborativa, diário de formação, bem
como a realização de reflexões com a orientadora cooperante e supervisora
institucional.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A elaboração deste relatório permitiu à estagiária realizar uma
reflexão introspetiva sobre as suas práticas, percecionando as competências
adquiridas e analisando aspetos a melhorar na sua futura prestação enquanto
profissional de educação.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report aims to present the work of the intern throughout their
supervised teaching practice, as well as to demonstrate the acquisition of
professional skills over this period. This acquisition of skills meets the ultimate
goal of teaching practice, since it willl allow the trainee to act as a future
education professional
The trainee's period of practice was held through February 20 and
June 14 of this year at the Monfortinhos Real institution, which belongs to the
municipality of Maia, with intensive work done in a triad (cooperating teacher
and pedagogical pair). This work led to a group reflection of extreme
importance to the transformation and improvement of the trainee's actions.
Every practice developed by the trainee was based on a methodology
of action-research focused on two main themes: action and reflection, also
passing through a methodology of context observation, planning of actions
and evaluation. That said, it should be noted that the practice took part in
various strategies to guide the trainee, as in the case of the scripts and
observation grids, the weekly lesson plans, the monthly collaborative
narratives meeting for regulatory assessment, building a curriculum design
group as well as the development of a training diary.
The preparation of this document allowed the student to perform a
reflection on their practices throughout the probationary period, analyzing
the acquired skills, as well as the best aspects in future interventions.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This document aims to mirror the work performed by the intern during
the period of supervised teaching practice and to demonstrate the acquisition
of professional skills. This acquisition is consistent with the major objective of
the course of Supervised Teaching Practice, as this helps the trainee to
develop multiple skills that allow them to act as a professional of education in
the future.
The student’s period of supervised teaching practice in the basic school
took place between the 2nd of October 2013 and the 17th of January 2014 in
the “Escola Básica de Moutidos”, that belongs to the Agrupamento Vertical de
Escolas de Águas Santas, located in Maia(Porto), with work carried out in a
triad. Thus, it was possible to carry out group reflections of utmost
importance for the transformation and improvement of the intern’s
interventions.
Every practice developed by the trainee was based on a methodology of
Research-Action, involving practices such as observation, planning, action,
evaluation and reflection. With this, it should be noted that to guide the
practice of a graduate student, several strategies were necessary, such as the
construction of the script and observation grids, weekly lesson plans,
individual narratives and a collaborative, daily training, as well as the writing
of reflections with the guiding cooperative and institutional supervisor.
The preparation of this report allowed the trainee to perform an
introspective reflection of their practices, perceiving the acquired skills and
analyzing aspects to improve in the future, while working as a professional of
education.
Esmeralda Nogueira Brito Rocha
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201236966