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O presente relatório tem como intuito refletir sobre o
desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, a sua experiência
e os conhecimentos adquiridos em resultado da prática pedagógica
supervisionada desenvolvida ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º
Ciclo do Ensino Básico ao longo deste mestrado.
Ao longo da prática, a ação da mestranda foi orientada pela
metodologia de investigação-ação, constituída por várias etapas cíclicas
e articuladas (observação, planificação, ação, reflexão e avaliação) numa
perspetiva socio construtivista. Esta estratégia possibilitou a
planificação de atividades adequadas às caraterísticas específicas de
cada grupo. Para isso foi indispensável adotar uma atitude profissional
indagadora, de caráter investigativo e crítico-reflexivo, que permitiu
agir intencionalmente em cada situação, procurando atender às
necessidades e interesses de cada criança.
A mestranda desenvolveu a sua forma pessoal de pensar e agir no
decorrer da sua prática baseando-se em quadros teóricos e concetuais,
visando uma diferenciação educativa e uma colaboração profissional e
reflexiva.
Em suma, os estágios desenvolvidos nos dois níveis educativos
promoveram a edificação de uma postura profissional reflexiva e
investigativa que favoreceu a tomada de decisões em contexto de
prática. Neste contexto, foram reafirmadas competências profissionais e
pessoais e abriu-se caminho para uma formação ao longo da vida,
essencial para um docente generalista.
This report aims to provide a reflection on the personal and
professional development of the author. It also details the experience
and the knowledge obtained as a result of the monitored teaching
practice performed in Pre-school Education and Primary Education
over the course of the Master’s degree.
During the practice, the student worked under the research-action
methodology, which was divided into several cyclic and organised stages
(observation, planning, action, reflection and assessment). This strategy
allowed for the planning of activities tailored to the specific features of
each group.
Therefore, it was essential to adopt an inquisitive professional
attitude, with an investigative, critical and reflexive character. It
enabled an intentional action in every situation, considering the needs
and interests of the children.
The student developed her own manner of thinking and acting in her
practice, basing her actions in theoretical and conceptual frameworks in
order to provide educational distinction, as well as a professional and
reflexive cooperation.
All in all, the internships from both educational levels have promoted
the creation of a reflexive and investigational professional attitude,
which favoured the decision-making in the practice.
Besides consolidating some professional skills, this work paved the
way for a long term training, crucial for a generalist teacher.
Mariana Boanova Raposeiro Matos de Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201174499