Journal
No presente relatório é explanado o desenvolvimento profissional da
formanda durante a prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-
Escolar (com crianças dos três aos seis anos) e na prática pedagógica
supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com um grupo do 3.º ano).
Neste documento, a formanda procurou descrever, analisar e refletir acerca da
sua prática, evidenciando o seu desenvolvimento e dificuldades sentidas e as
potencialidades do trabalho cooperativo e colaborativo.
Durante as práticas pedagógicas supervisionadas a formanda mobilizou a
metodologia de investigação-ação, com as suas etapas inerentes (observação,
planificação, ação, avaliação e reflexão), o que possibilitou o seu
desenvolvimento pessoal e profissional, ao ser desenvolvida de forma cíclica e
continuada e articulando-se com a estratégia do portefólio de formação. O
portefólio de formação, desenvolvido no percurso dos estágios, possibilitou a
reflexão crítica por parte da formanda acerca do contexto e atividades
propostas, bem como a observação e reflexão acerca do seu próprio
desenvolvimento. Assim, esta formação inicial de docentes fomentou a
aquisição e mobilização de competências e conhecimentos científicos,
pedagógicos e didáticos, basilares para o desempenho proficiente da prática
docente.
Efetivamente as práticas pedagógicas supervisionadas possibilitaram à
formanda a mobilização de uma postura investigativa e reflexiva, promotoras
do desenvolvimento de competências e conhecimentos profissionais
fundamentais e melhoria gradual da sua prática. Ressalva-se, no entanto, a
importância da formação contínua da formanda, através da mobilização das
características da metodologia de investigação-ação visando
This report is explained the professional development of the trainee during
the teaching practice supervised in pre-school education (with children from
three to six years) and supervised teaching practice in the first cycle of basic
education (with a group of third year). In this document, the trainee sought to
describe, analyse and reflect on their practice, highlighting its development
and experienced difficulties and potential of cooperative and collaborative
work.
During pedagogical practices supervised the trainee mobilized the
methodology of action research with its inherent steps (observation, planning,
action, evaluation and reflection), which allowed their personal and
professional development, to be developed in a cyclical and continuous
manner and linking up with the formation of portfolio strategy. The training
portfolio, developed in the course of stages enabled critical reflection by the
trainee about the context and proposed activities, as well as observation and
reflection about their own development. Thus, this initial teacher education
fostered the acquisition and mobilization of expertise and scientific
knowledge, teaching and learning, fundamental for proficient performance of
teaching practice.
Effectively teaching practices supervised allowed the trainee to deploy an
investigative and reflective stance, promoting the development of fundamental
skills and professional knowledge and gradual improvement of their practice.
It is emphasized, however, the importance of training the trainee through the
mobilization of the research-action methodology of features aimed at
professional development and improvement of the educational process.
Sara Alexandra Ribeiro Branco
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201174170