Journal
Este relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no segundo ano
do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, tem
como propósito dar a conhecer o percurso realizado pela mestranda nos dois
contextos educativos onde desenvolveu a sua Prática Educativa Supervisionada.
Sendo a Prática o momento em que teoria e práxis se articulam, evidencia,
num primeiro momento, o enquadramento académico e profissional que deve
nortear a ação do professor. Inicia-se, assim, pelos pressupostos legais que
fundamentam a formação de professores e a Prática Educativa Supervisionada,
seguindo-se algumas considerações sobre a dimensão profissional e
pressupostos teóricos e práticos que devem orientar o professor na sua ação,
destacando-se, neste sentido, a reflexão e a investigação nos diferentes
momentos da ação docente.
Descreve, num segundo momento, o contexto educativo onde a mestranda se
integrou, seguindo-se uma análise reflexiva e devidamente fundamentada das
experiências educativas vivenciadas em par pedagógico, nos dois contextos,
nomeadamente, a Escola Eb1/Ji dos Miosótis e a Escola Eb2/3 Pêro Vaz de
Caminha.
Todo este trabalho de cooperação se realizou em par pedagógico,
possibilitando a construção de conhecimentos e de vivências partilhadas que
foram, sem dúvida, enriquecedoras.
Este relatório de estágio pretende evidenciar o crescimento da mestranda a
nível pessoal e profissional e apresenta-se como o culminar de uma etapa
marcante na sua vida, a formação inicial de professores. Fica, desta forma, a
certeza de que o verdadeiro caminho se inicia agora, um caminho esse que será
certamente repleto de novos desafios e aprendizagens.
The report here presented comes out of the curricular unit Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, included in the
curriculum of the Master Course in the Teaching of 1st and 2nd Cycle of Basic
Education. In this context, the main goal is to show the route taken by the
graduate student in both educative aspects, where she developed her Supervised
Educational Practice.
Practice being the moment in which theory and praxis articulate each other,
it shows at first the academic and professional framework that must guide the
teacher’s action. It starts with the legal requirements that underlie the teacher’s
formation and the Supervised Educational Practice. After that, it shows some
considerations about the professional dimension and theoretical and practical
assumptions that must guide teachers in their work, especially the reflection
and investigation in the different moments of teaching activities.
In a second moment, this report describes the educative context where the
graduate student was integrated, followed by a reflective and reasoned analysis
of the experiences lived in pedagogic pair, in both educative contexts in school
Eb1/Ji dos Miosótis and Eb2/3 Pêro Vaz de Caminha.
All this cooperation work was made in pedagogic pair, enabling the
construction of knowledge and shared experiences that were undoubtedly
enriching.
This report aims to show the graduate student’s growth in a personal and
professional level. It is presented as the climax of a key stage in her life, the
initial teacher training. It is thus assured that the true journey begins now, a
journey full of new challenges and learning processes.
Mafalda Cristina dos Santos Peixoto
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201174057