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As formas de acesso ao ensino superior – através do concurso nacional
(contingente geral ou contingentes especiais) ou de concursos locais
ou especiais, ou, ainda, através de reingresso ou transferência de
curso – são fatores de diferenciação em relação ao conceito e à prática
estudantil. Como é normal, os estudantes que frequentam o ensino
técnico-profissional revelam representações e expetativas distintas
das que expressam os que frequentaram a área científico-natural ou
humanística. Este estudo confirma, efetivamente, que é capital ter em
conta que estamos perante atores sociais que tiveram experiências
académicas e de vida diferentes, com professores e grupos de pares
específicos, os quais marcaram e influenciaram de forma variada as
suas representações e expetativas. Também os percursos, as exigências
familiares (e as diferentes valorizações da experiência educativa escolar),
ou a sua ausência, assim como a classe social de pertença, revelam, de
acordo com este estudo, uma influência sobre a forma como os estudantes
absorvem e/ou interpretam e aderem à cultura académica.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Maria José Araújo
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISBN: 978-972-8969, pp