Artigo Científico
A comunicação intitulada “A voz dos alunos do Ensino Básico: representações sobre a
história de Portugal” pretende apresentar alguns dados já recolhidos no âmbito de um trabalho de investigação mais amplo e que tem como objetivo principal identificar, analisar e interpretar as representações de professores e alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre História de Portugal. Deste mais abrangente estudo interpretativo, apresentamos uma parte particular, neste caso, a análise dos dados coligidos através de uma técnica de recolha de dados qualitativa, a entrevista, junto de alunos que no anterior ano letivo de 2014/15 frequentaram o 6.º ano de escolaridade em seis instituições públicas ou privadas do distrito do Porto, em Portugal. As respostas dos alunos traduziram-se em conceções por si construídas, muitas vezes influenciadas pelos discursos sociais, pelas tradições escolares ou pelas políticas educativas adotadas, sobre a história como saber com
especificidades próprias de área científica, como área disciplinar estudada na sala de aula e presente no quotidiano dos sujeitos e sobre acontecimentos e personalidades que compõem a História de Portugal.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Cristina Maia
Ana Isabel Moreira
Armas Castro Xosé
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISBN: 978-84-617-8000-6