top-banner-image

O pássaro não tem boca, tem bico: Um projeto integrador da matemática na creche

Artigo Diário

Os primeiros anos da vida de uma criança assumem-se como fundamentais para o
seu pleno desenvolvimento, numa fase em que as interações com o ambiente familiar
e educativo podem encorajá-la a explorar as suas próprias aprendizagens e
a envolver-se ativamente nelas. Neste processo o papel das famílias, do educador
e auxiliares e da própria criança será primordial para que possa desempenhar um
papel ativo, criativo, livre e em constante compreensão do espaço que a rodeia. O
estudo seguiu a metodologia de trabalho de projeto e foi desenvolvido em contexto
de creche, com um grupo crianças com idades compreendidas entre os dois
e os três anos. A sala estava organizada por áreas específicas, característica do
modelo pedagógico de High/Scope. A criação do projeto foi motivada pela observação
de alguns pássaros no espaço exterior e permitiu articular as diferentes
áreas do saber e as múltiplas linguagens da criança. Os instrumentos de recolha
de dados centraram-se na observação, nas notas de campo, nos registos fotográficos
e de áudio. Nesta idade, as ações voluntárias das crianças expressam a sua
escolha espontânea, tão importantes para a construção da sua própria identidade
e saberes e, por isso, a observação das suas expressões faciais, o seu bem-estar, a
autoconfiança, a sua vivacidade, o entusiasmo e a vontade de participar permitiam
perceber a existência de uma emersão total no projeto e nas múltiplas aprendizagens
que dele decorriam.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

A. Couto

C. Maia-Lima

C. Felgueiras

C. Lousada

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 0102-1117

Títulos Alternativos