Artigo Científico
A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na
aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de
avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como
processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de
profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de
referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do
processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das
práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas
evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que
apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de
atendimento à primeira infância.
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Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISBN: 10.14572/nuances.v25i3.3143