Artigo Científico
O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores
de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar.
Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o
objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da
unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes
profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de
estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca
escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas
práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a
aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta,
por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados
evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as
aprendizagens dos alunos
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Deolinda Ribeiro
Mariana Mendes
Sara Leal
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 2177-1626