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Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional

Artigo Científico

A intergeracionalidade significa, forçosamente, abrir espaços de diálogo e de troca de experiências entre gerações, com vista ao enriquecimento reciproco. Perante este cenário, desenvolveu-se um projeto intergeracional, entendido como vínculos sociais que criam propósitos e crescente troca de recursos e aprendizagens entre as gerações mais velhas e mais novas. O presente relato descreve o processo formativo desenvolvido no âmbito de várias Unidades Curriculares de um Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, de uma Instituição de Ensino Superior do grande Porto. Este relato apresenta os movimentos criados e (co)construídos com vista a proporcionar uma oportunidade educativa de troca de saberes e de vivencias, de diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar opiniões e visões acerca do mundo, das comunidades e das pessoas. Para a concretização destas aprendizagens, partiu-se da reflexão de temáticas específicas que, em conjunto, escolhidas foram o mote para o desenvolvimento psicoemocional, social e cognitivo de todos os intervenientes. Os resultados sugerem que o projeto intergeracional promoveu ganhos recí-procos significativos; se constituiu como um veículo de intercâmbio real e su-cessivo de recursos e de aprendizagens entre as gerações, tanto nos planos cognitivo, comportamental, como atitudinal. info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Teresa Martins

Carla Serrão

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISBN: 978-989-8797-20-9

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