top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

A construção do presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a qualificação profissional. Esta unidade mobilizou saberes teóricos-legais, através de uma postura crítica e indagadora, que proporcionou o desenvolvimento de ações educativas. Neste relatório tenta-se espelhar a visão do socioconstrutivismo, dando à criança a oportunidade de ser ela a co-construtura da sua aprendizagem e o docente o seu orientador. Assim, tornou-se imprescindível a utilização da metodologia de investigação-ação, uma aproximação que se desenvolveu na PES ao longo da ação educativa, pela espiral dinâmica e interativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico. The construction of this intership report arise in the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, developed in the context of the internship in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education insert in the Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education master’s degree, in professional qualification. This unit mobilized teorical and legal knowledges, through critical and questioning posture which resulted in the development of educational activities. This report attempts to mirror the social constructive vision, giving the opportunity to the child of being the co-construtor of her learning, with her teacher as the guide. Therefor, the investigation-action methodology became primordial, an approach that was incremented at SEP over the educational action and through the spiral dynamics: observation, planning, action, evaluation and reflexion. The journey lived in Supervised Educational Practice contributed to the professional foundation as future professional kindergarten teacher and teacher of the First Cycle of Basic Education.

Cátia Viviana Rodrigues Lopes

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 202029905

Títulos Alternativos