top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra inserida no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento permite a habilitação na Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB e pretende evidenciar o processo formativo do mestrando bem como os pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes. No sentido da construção do conhecimento praxiológico relevam-se as etapas da investigação-ação que permitiram não só uma melhor compreensão da prática educativa, como também a apropriação e construção de saberes profissionais que envolveram as dimensões científica, prática e ética. Estes saberes são situados em função do contexto pelo que releva-se o processo socioconstrutivista, nomeadamente a cooperação entre os intervenientes no processo formativo. Por forma a organizar a intervenção e gerir o currículo em torno dos saberes multidisciplinares e contextuais e das competências essenciais em prol do perfil do aluno para o séc. XXI, ficou evidente a preocupação com a transversalidade curricular e em responder às necessidades e interesses evidenciados pelas crianças ao longo da prática educativa, assim como incluir os seus conhecimentos prévios promovendo aprendizagens significativas. Este mestrado contribuiu para a formação de uma profissionalidade docente consciente, centrada na procura contínua de novos conhecimentos e na transformação das práticas educativas. Só um docente com uma atitude de investigador e reflexivo promove mudanças no desenvolvimento da criança e de si próprio. This report carried out by Curricular Unity of the Educational and Supervised Practice which is part of the Master’s degree plan studies in Education of teaching: Preschool and Primary School. This document allows the access to the skills of teaching at Preschool and Primary School. It also pretends to show the personal, the formative and the professional evolution of the master’s degree student, as well as the theoretical and legal purposes that were underlying. In the sense of the construction of praxiological knowledge the different steps of the action-investigation are revealed, which allows, not only a better comprehension of the educative practice, but also the appropriation and the construction of professional knowledge that involve the scientific, practice and ethnic dimensions. These knowledges are related to the aim of the context which reveals the social and constructivism paradigm, specially the cooperation between the people that take part of the formative process. In order to organize the intervention and to manage the curriculum around the multidisciplinary and contextual knowledge as well as the essential skills in favour of the student profile from the XXI century, it was evident the worry with the curricular transversality and answering to the needs and the interests of the children throughout the educative practice. As well as including their previous knowledge and promoting significant learnings. This Master’s degree contributes to the formation and to the conscious professionalism of the teacher, focused in a continue searching for new knowledge and in the transformation of educative practices. Only a teacher with an investigative and reflexive attitude can promote changes in the development of children and himself.

Armando Rodrigues Cunha

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201984318

Títulos Alternativos