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O presente relatório de estágio decorre da análise e reflexão da prática educativa desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta, não só, a mobilização de um quadro teórico e legal que fundamentou a ação educativa, como de igual modo o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, basilares na edificação do perfil profissional.
O percurso nas práticas educativas pautou-se por um processo em espiral, cíclico e contínuo, que conglobou momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, concomitantemente. Dada a mobilização desta metodologia – metodologia de investigação-ação – o presente documento permite demonstrar o olhar crítico, indagador e reflexivo sob as ações desenvolvidas, viabilizando o aprimorar da ação educativa, além do desenvolvimento global da criança. Ademais, alia-se a uma perspetiva socioconstrutivista a fim de explanar como esta metodologia permitiu um processo de tomada de decisões consciente e intencional, considerando as necessidades das crianças, na sua diversidade e unicidade, de modo a se construir um conjunto de ações com uma sequencialidade lógica e com procedimentos diferenciados, propiciando aprendizagens integradas e integradoras, numa perspetiva holística do desenvolvimento da criança.
Esta etapa de formação inicial, por meio de processos de colaboração e reflexão, ensejou a edificação de um perfil duplo, constituindo-se assim como o primeiro passo para a formação/aprendizagem ao longo da vida.
The present internship report stems from the analysis and reflection of the educational practice developed in pre-school education and the teaching of the 1st Cycle of Basic Education, within the scope of the Supervised Educational Practice course, part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This document presents, not only, the mobilization of a theoretical and legal framework the bases of educational action, but also the development of professional and personal competencies, which are the bases in building the professional profile.
The course in educational practices is based on a spiral process, cyclical and continuous, which conglobated moments of observation, planning, action, evaluation and reflection, concomitantly. Given the mobilization of this methodology - action-research methodology - this document allows to demonstrate the critical, inquiring and reflective view on the developed actions, enabling the improvement of the educational action, and the overall development of the child. In addition, it is aligned with a socio-constructivist perspective in order to explain how this methodology allowed a conscious and intentional decision-making process, considering the children's needs, in their diversity and uniqueness, in order to build a set of actions with a logical sequencing and with differentiated procedures, providing integrated and integrative learning, with a holistic perspective on child development.
This stage of initial formation, through processes of collaboration and reflection, led to the construction of a double profile, constituting thus the first step towards lifelong learning / training.
Sofia Maria Costa Moura
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201975300