Journal
O presente relatório de estágio incide sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do 2.º ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, representando o processo inicial de construção e de aprendizagem do desempenho profissional nos contextos educativos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
A prática educativa exercida alicerçou-se em convicções, valores e num enquadramento teórico e normativo exigente e preciso, através de uma triangulação harmoniosa, orientando uma pedagogia da prática educativa. A caracterização dos contextos educativos pretende demonstrar uma lógica e uma coerência entre as decisões pedagógicas e as particularidades dos mesmos.
Em termos metodológicos, optou-se pelo desenvolvimento de ações ao longo da prática educativa supervisionada, enquadradas na metodologia investigação-ação, por se considerar que dota as intervenções de intencionalidade educativa, apoiadas por uma componente reflexiva crítica e sistemática, que deve ser intrínseca à postura e atitude indagadora do docente. As dinâmicas de colaboração e de supervisão revelaram-se propiciadoras da reflexão sobre, na e para a ação, bem como para a problematização sobre a mesma. O relatório de estágio constitui-se como um momento de reflexão sobre a reflexão na ação, desenvolvendo um saber agir mais profícuo e seguro.
Neste sentido, o percurso formativo pressupôs uma articulação entre a indagação dos significados da prática com a teoria, sustentada e fundamentada por um quadro concetual rigoroso, servindo de alicerce a um desenvolvimento profissional, pautado por um processo socioconstrutivista da aprendizagem.
This internship report falls upon the work developed on the ambit of the 2º cycle of studies on Preschool Education and Education of the 1º cycle of primary education and it represents the initial process of formation and learning of the professional performance in the educational contexts of preschool and of the 1º cycle of primary education.
The educational practice exercised was based on convictions, values and on a theoretical and normative framework strict and precise, through a harmonious triangulation, that oriented a pedagogy of the educational practice. The characterization of the education contexts seeks to demonstrate a certain cohesion and cohabiting atmosphere between the pedagogic decisions and the particularities of each one.
Methodologically, the development of actions throughout the educational practice overseen, based on the action research methodology, was decided as the best course to take, due to considering that they endow the interventions of educational intent, supported by a reflective and critic component, that should be inherent to the inquirer attitude of the docent. The dynamic use of collaboration and supervision turned out to be conducive to the ponderation about, in and to the action, but also to the problematization of it. The internship report acts as a mean to ponder about the reflexion on the action, developing a more fruitful and safe way of precisely knowing how to take action.
In brief, the formative path involved an articulation between inquiring about the meanings of practice along with theory, supported and based on a strict conceptual framework, acting as a foundation to a professional development, marked by a social constructivist process of learning
Sara dos Santos Araújo de Lima Alves
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201977001