Journal
A elaboração do presente relatório assenta na reflexão das aprendizagens construídas durante o desenvolvimento da formação enquanto profissional da educação no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Durante este percurso, foram adquiridas competências profissionais que se traduziram em saberes fundamentais para uma ação educativa futura consciente e fundamentada. Estes conhecimentos são alicerçados no quadro concetual apresentado que permitiu sustentar as opções pedagógicas adotadas, contribuindo para a construção de uma identidade pessoal e profissional.
Beneficiando uma postura crítica e indagadora que deve acompanhar a ação do profissional de educação, destaca-se a metodologia de investigação-ação que, através do seu ciclo dinâmico que integra as fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitiu uma ação refletida e intencional. A par disto, este relatório contempla uma descrição e reflexão acerca do grupo de crianças e do contexto onde se desenvolveu a prática profissional, fundamental para a adequação das ações educativas.
Este documento espelha ainda o percurso vivenciado na prática educativa, salientando o contributo deste mestrado para a aprendizagem e evolução da mestranda na sua formação.
The elaboration of this following report is based on the reflection of the learning acquired during the development of training as an education professional in the field of Pre-School Education and Basic Education.
Throughout this path, competencies were acquired and translated into fundamental knowledge for a conscious and informed future educational action. This knowledge is based on the conceptual framework showed that allowed to support the pedagogical options adopted, contributing to the construction of a personal and professional identity.
Benefiting a critical and inquiring posture that should accompany the action of the education professional, stands out the action-research methodology, which, through its dynamic cycle that integrates observation, planning, action, evaluation and reflection phases, allowed a reflected and intentional action. In addition, this report includes a description and reflection about the group of children and the context in which professional practice was developed, fundamental for the adequacy of educational actions.
This document also reflects the experience in the educational practice, highlighting the contribution of this master's degree to the learning and evolution of the master student in its formation.
Ana Filipa Fontes Correia
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201977079