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Relatório de Estágio

Journal

Após um período formativo, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se o relatório de estágio, documento resultante da prática docente em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico evidenciando as aprendizagens coconstruídas. Pela sua pertinência, neste documento destacam-se os principais referentes teóricos e legais, mobilizados e articulados com as características observadas nos contextos de estágio para a criação de práticas criativas, adequadas, significativas e potencializadoras de desenvolvimento dos sujeitos. Apresentam-se os diferentes saberes científicos, pedagógicos, didáticos, sociais e investigativos mobilizados na prática educativa, privilegiando a metodologia de Investigação-Ação, sustentadora de uma postura crítica, indagadora e reflexiva na educação. Num trabalho colaborativo, valorizando a aprendizagem cooperativa, desenvolveram-se processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, característicos da forma de investigação seguida, permitindo a construção e o desenvolvimento de competências para o saber pensar e o saber agir adequado às diversas situações apresentadas. Estas competências assumiram-se como fundamentais para uma prática contextualizada e inclusiva, respeitando e valorizando as características singulares de cada criança, numa educação equitativa e significativa. Considerando os aspetos referidos, este documento foi desenvolvido tendo como base a prática sustentada no construtivismo e socioconstrutivismo, entendendo a criança como ser ativo e responsável na construção dos seus conhecimentos, autorregulando o seu desenvolvimento com autonomia e segurança, suscitando valores reflexivos, cooperativos, críticos e de respeito por si e pelo outro. Estes valores foram igualmente incorporados no documento, num posicionamento crítico e reflexivo para evolução na construção da identidade profissional e pessoal. After a formative period, in the context of the Supervised Educational Practice, the internship report is presented, a document resulting from the teaching practice in contexts of Pre-School Education and the Primary Education, highlighting the cobuilt learning. For its relevance, this document highlights the main theoretical and legal references, mobilized and articulated with the characteristics observed in the stage contexts for the creation of creative, appropriate, meaningful and potentizing practices of development of the subjects. Here are presented the different scientific, pedagogical, didactic, social and investigative know-how mobilized in educational practice, focusing on the methodology of Research-Action, sustaining a critical, inquiring and reflective posture in education. In a collaborative work, valuing cooperative learning, processes of observation, planning, action, reflection and evaluation were developed, characteristic of the research form followed, allowing the construction and development of skills to know how to think and know how to act appropriately to the various situations. These competencies were fundamental to a contextualized and inclusive practice, respecting and valuing the unique characteristics of each child, in an equitable and meaningful education. Considering the mentioned aspects, this document was developed based on the practice sustained in constructivism and socioconstructivism, understanding the child as being active and responsible in the construction of its knowledge, regulating its development with autonomy and security, instilling reflective, cooperative, critic and respect values for themselves and the other. These values were also incorporated into the document, in a critical and reflective positioning for evolution in the construction of professional and personal identity.

Cátia Angélica Teles Nunes

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201976927

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