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O presente Relatório de Estágio, integrado na unidade curricular de Prática
Educativa Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do
Ensino Básico visa, descrever de forma analítica e reflexiva, a ação pedagógica
desenvolvida ao longo da prática educativa em ambos os níveis educativos.
Com efeito, este documento, requisito obrigatório para a obtenção do grau de
mestre de perfil duplo (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) mobiliza em si
um quadro concetual e legal que sustentou essa mesma prática, auxiliando no
desenvolvimento de competências fundamentais do processo de dupla
docência.
Neste sentido, ao longo deste processo e sempre numa perspetiva
socioconstrutivista, a criança foi o centro de todo este processo, escutando-a
atentamente em todos os momentos, explanados na metodologia investigação-
-ação, processo cíclico que permitiu estruturar e desenvolver, com base nos
interesses e necessidades de todas as crianças, atividades e sequências
didáticas, a referenciar neste documento.
Posto isto, este Relatório de Estágio visa descrever, analisar e refletir sobre
a ação desenvolvida ao longo do último ano, aprofundando as especificidades
referentes a cada nível educativo, bem como dos grupos de crianças, realçando
a postura crítica e reflexiva desenvolvida ao longo da Prática Educativa
Supervisionada.
Em término, este processo desenvolvido ao longo do último ano permitiu
aprofundar as especificidades referentes a cada nível educativo, bem como a
continuidade educativa entre ambos, promovendo o desenvolvimento de
competências profissionais e pessoais, culminando na construção de um perfil duplo, incrementado pelo trabalho colaborativo desenvolvido, enriquecedor da ação educativa
The present Internship Report, integrated in the curricular unit of
Supervised Educational Practice in the Master's Degree in Pre-School
Education and 1st Cycle of Basic Education, aims to describe, in an analytical
and reflexive way, the pedagogical action developed throughout the
educational practice in both educational levels. In fact, this document, which is
a compulsory requirement for obtaining a dual profile master's degree
(Decree-Law 79/2014, of May 14), mobilizes in itself a conceptual and legal
framework that underpinned this same practice, assisting in the development
of competences of the dual teaching process.
In this sense, throughout this process and always in a socioconstructivist
perspective, the child was the center of this whole process, listening carefully
to the child at all times, explained in the methodology research-interaction,
cyclical process that allowed structure and develop, based interests and needs
of all children, activities, and didactic sequences, to be referenced in this
document.
Having said this, this Internship Report aims to describe, analyze and
reflect on the action developed over the last year, deepening the specifics
regarding each educational level, as well as the groups of children, highlighting
the critical and reflexive stance developed throughout the Practice Educational
Supervision.
In the end, this process developed over the last year allowed us to deepen
the specificities regarding each educational level, as well as the educational
continuity between both, promoting the development of professional and
personal skills, culminating in the construction of a double profile, enhanced
by collaborative work developed, enriching the educational action.
Ana Filipa Martins
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201977036