Journal
O vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais,
através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes
culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para
verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos
conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e
conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a
atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve
como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no
ensino e aprendizagem do inglês.
“Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades
implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino
Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo
em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos
também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de
dados e na observação participante.
O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo
como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor
desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de
aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais.
Video has become a viral tool of the internet and of social networks, through
which every human being can communicate and interact with different
cultures. It is not necessary to read author´s literature about this subject to
acknowledge that it has transformed our way of thinking and of obtaining new
information. This new perspective made it necessary to innovate in education
and in the way of teaching, to attract attention and to motivate students to
want to learn. The aim of this study is to evaluate the role of video used as
motivational tool for learning and teaching English.
The two activities implemented in this case study during the Supervised
Teaching Practice, “Let’s Role-Play” and “Me and My Family”, demonstrated
the effectiveness of the video in fostering motivation in students’ learning of
English. On the other hand, we demonstrated that the video was a valuable tool
for the data collection through participant observation.
The final analysis demonstrated the numerous advantages of the video used
as motivational tool. It was also evident that teacher play a leading role in the
transmission of motivation by promoting motivational classes to meet the
students´ needs, who are digital natives.
Maria Teresa de Oliveira Melo Vaz
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201978369