top-banner-image

O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB

Journal

O vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais, através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem do inglês. “Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de dados e na observação participante. O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais. Video has become a viral tool of the internet and of social networks, through which every human being can communicate and interact with different cultures. It is not necessary to read author´s literature about this subject to acknowledge that it has transformed our way of thinking and of obtaining new information. This new perspective made it necessary to innovate in education and in the way of teaching, to attract attention and to motivate students to want to learn. The aim of this study is to evaluate the role of video used as motivational tool for learning and teaching English. The two activities implemented in this case study during the Supervised Teaching Practice, “Let’s Role-Play” and “Me and My Family”, demonstrated the effectiveness of the video in fostering motivation in students’ learning of English. On the other hand, we demonstrated that the video was a valuable tool for the data collection through participant observation. The final analysis demonstrated the numerous advantages of the video used as motivational tool. It was also evident that teacher play a leading role in the transmission of motivation by promoting motivational classes to meet the students´ needs, who are digital natives.

Maria Teresa de Oliveira Melo Vaz

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201978369

Títulos Alternativos