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O presente relatório de estágio é um dos requisitos basilares para a
obtenção do grau de mestre de perfil duplo, em Educação Pré-Escolar e em
Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este advém da formação desenvolvida em
contexto de estágio em ambos os níveis educativos e transpõe a qualidade
necessária no processo formativo para a profissionalização de docentes. É
definido como um documento que permite a reflexão sobre os saberes e as
competências adquiridas no âmbito deste processo formativo e educativo.
Mobilizaram-se, articuladamente, referentes teóricos, pedagógicos,
científicos e didáticos aliados à metodologia de investigação. A sua
mobilização foi feita de forma reflexiva e crítica, sendo que o processo
colaborativo deteve grande influência na mobilização e adequação dos mesmos
à prática em contexto. Esta mobilização fomentou o desenvolvimento das
capacidades de saber pensar e de saber agir, tendo em consideração as
caraterísticas e as particulares de cada grupo e de cada criança como ser único.
Em todo este processo formativo a criança foi vista como um ser
competente e ativo no seu processo de ensino e de aprendizagem, adotando-se
uma perspetiva socioconstrutivista. Esta visão originou que se adequassem os
objetivos às necessidades, interesses, limitações e potencialidades de cada
criança.
O facto de este abarcar um caráter reflexivo, através da problematização da
prática, constituiu-se como fulcral para o desenvolvimento pessoal, social e
profissional da mestranda. Isto foi possível através das reflexões constantes
com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as orientadoras
institucionais.
The present traineeship report is one of the basic requirements for
obtaining the dual profile master's degree in Pre-primary Education and 1st
Cycle of Basic Education. This comes from the training developed in the
context of internship at both levels of education and transposes the necessary
quality in the training process for the professionalization of teachers. It is
defined as a document that allows reflection on the knowledge and skills
acquired within the scope of this educational and educational process.
Theoretical, pedagogical, scientific and didactic references combined
with the research methodology were mobilized. Their mobilization was done in
a reflexive and critical way, and the collaborative process had a great influence
on mobilizing and adapting them to practice in context. This mobilization
fostered the development of the capacities to know how to think and act,
taking into account the characteristics and the particulars of each group and
each child as a unique being.
Throughout this formative process the child was seen as a competent
and active being in his teaching and learning process, adopting a socioconstructivist
perspective. This vision led to the adaptation of the objectives to
the needs, interests, limitations and potential of each child.
The fact that it includes a reflexive character, through the
problematization of the practice, was constituted as central for the personal,
social and professional development of the masters. This was possible through
constant reflections with the pedagogical pair, cooperating counselors and
institutional counselors.
Ana Filipa Moreira Pinto
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201975289