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O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, destina-se a apresentar, refletir e avaliar o percurso da prática pedagógica desenvolvida no estágio. As Práticas Educativas Supervisionadas (PES), foram espaços de crescimento pessoal e profissional, tendo como objetivos por parte da futura docente, a obtenção de competências, elaboração de projetos curriculares, avaliação de planificações, implementação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas.
Ao longo das práticas a docente estagiária adotou um paradigma socio construtivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação.
Esta metodologia, ao sugerir o desejo de mudanças na ação, enaltece a necessidade de o Educador ser um profissional investigativo. Importa salientar as várias estratégias propostas que auxiliaram o desenvolvimento desta metodologia ao longo de todo o percurso formativo nomeadamente: as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações em equipa educativa, as reuniões de avaliação, a construção de projetos com os grupos e as reuniões com as supervisoras institucionais.
Durante as suas práticas foi possibilitado aliar saberes teóricos à prática, e mobilizá-los em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva.
The present report, produced in the scope of a Master’s program in Pre-School and Primary Education aims to present, reflect and evaluate the teaching practice journey undertaken during the training period. Supervised Educational Practices worked out as areas for personal and professional growth, being skills achievement, development of curricular projects, planning evaluation, implementation and development of teaching strategies the future teacher’s main goals.
Over teaching practices, the trainee teacher adopted a socio constructivist paradigm, making it effective through observation, systematic analysis, and permanent critical reflection, action planning, action and evaluation, building on action research methodology. This methodology, by suggesting the willingness for change in action, enhances the educator’s need for being an investigative professional. It is important to stress the several strategies proposed which helped the development of this methodology throughout the training journey, such as: individual reflective narratives, planning preparation in educative team, evaluation meetings, project building with groups and meetings with institutional supervisors.
Practices made possible to connect theoretical knowledge to practice and apply both in real context, leading to develop a reflective and critical attitude.
Mariana Filipa Moreira Carvalho
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201984300