Journal
O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade
curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento
decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos
dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as
práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial
teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos,
culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva,
conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e
profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma
descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em
consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por
um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação,
planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e
carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza
colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de
uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança
enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente
o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada,
permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao
exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a
construção da identidade docente da mestranda.
This internship report was prepared within the framework of the
Supervised Educational Practice course, the Master's Degree in Pre-School
Education and the 1st Cycle of Basic Education. The construction of this
document stems from a training process developed in the context of internships
at both levels of education, with a view to professional qualification. It presents
the practices developed in context, based on a theoretical-legal framework and
supported by scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge
that, articulated with a critical and reflexive attitude, led to the development of
personal and professional knowledge and skills essential to teaching action. In
this internship report a description, analysis and reflection of the educational
interactions developed are made, taking into account the characteristics of the
research methodology, guided by a dynamic and cyclical process, which
integrates moments of observation, planning, action and reflection. In this way,
a positioning and reflective character is promoted, influenced by the
pedagogical interactions of a collaborative nature, present throughout the
formation process. From a perspective of a significant practice, it is considered
fundamental to value the child as an active subject in the construction of their
knowledge, and the teacher has the role of guidance. In this way, the Supervised
Educational Practice allowed the development of competences and abilities
essential to the exercise of the teaching function, assuming a preponderant role
for the construction of the teacher identity of the masters.
Bárbara Soraia Pinho Oliveira
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201977117