top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva, conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada, permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a construção da identidade docente da mestranda. This internship report was prepared within the framework of the Supervised Educational Practice course, the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The construction of this document stems from a training process developed in the context of internships at both levels of education, with a view to professional qualification. It presents the practices developed in context, based on a theoretical-legal framework and supported by scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge that, articulated with a critical and reflexive attitude, led to the development of personal and professional knowledge and skills essential to teaching action. In this internship report a description, analysis and reflection of the educational interactions developed are made, taking into account the characteristics of the research methodology, guided by a dynamic and cyclical process, which integrates moments of observation, planning, action and reflection. In this way, a positioning and reflective character is promoted, influenced by the pedagogical interactions of a collaborative nature, present throughout the formation process. From a perspective of a significant practice, it is considered fundamental to value the child as an active subject in the construction of their knowledge, and the teacher has the role of guidance. In this way, the Supervised Educational Practice allowed the development of competences and abilities essential to the exercise of the teaching function, assuming a preponderant role for the construction of the teacher identity of the masters.

Bárbara Soraia Pinho Oliveira

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201977117

Títulos Alternativos