Journal
O presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o
percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar,
nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES)
onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se
uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a
educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando
particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este
enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do
desenvolvimento de competências profissionais.
Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio,
descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais
educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma
análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e
necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na
medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas.
No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados,
explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e
espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da
Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase
neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as
aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento,
assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da
mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o
percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites
superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.
This report is a document that portraits and analyses the whole journey of
a master student over the past two years in more detail the Supervised
Educational Practice approached during the internship in the benefits of
nursery and pre-school.
Firstly, we will start by doing a legal and theoretical contextualization of
the guidelines of childhood education listing curricular modules, law decrees
and circulars. This is based on the student focus and professional skills
development.
Secondly, we proceed to feature the contexts of the internship by
describing the cooperative institution according to the ideals they follow and
act on. In this chapter we also do a detailed analysis of the children’s
characteristics enhancing their most noticeable interests and needs, their
particularities; sociable and familiar, which will have implications in the
activities performed.
In the last chapter the activities carried out with the children are reported
and analysed by explaining the way they were chosen, and timely, and
spatially organised. Furthermore, the activities developed in the Project Work
Methodology scope are explained which is very present in this report.
We also do a detailed analysis of the children characteristics taking into
account their learning skills, well-being and growth as well as the potentials of
the master students professional learning skills.
Finally, we conclude with a final reflexion where we rethink the whole
journey emphasizing the fears, feelings and difficulties that occurred, drawing
particular attention to difficulties felt and overcome. The future perspective
lingers as a kindergarten teacher and their expectations.
Ana Sofia Teixeira da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201976897