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Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Journal

O relatório aqui apresentado foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II (PES), contempladas no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório teve como propósito apresentar uma contextualização das práticas desenvolvidas nos contextos de creche e de educação pré-escolar e uma reflexão sobre essas mesmas práticas, por forma a obter a qualificação profissional do grau de mestre. Para isso, ao longo do mesmo são descritos e analisados os contextos de estágio onde a mestranda desenvolveu as suas ações, os grupos de crianças com que interagiu e as ações desenvolvidas pela mesma. No decorrer deste trabalho é possível verificar a mobilização de inúmeros saberes distintos, nomeadamente referenciais teóricos e legais, saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos através das restantes unidades curriculares também abrangidas pelo mestrado e da Licenciatura em Educação Básica (LEB). A aproximação ao processo de investigação-ação foi transversal ao desenvolvimento de ambas as práticas pedagógicas da mestranda, tendo a mesma procurado respeitar o seu caráter cíclico e faseado, realizando processos de observação, planificação, ação e reflexão sistemáticos, sempre com vista à melhoria das suas ações. Para terminar, a mestranda desenvolveu uma postura crítica e reflexiva - ainda em desenvolvimento - refletindo de forma sistemática, tanto na ação como também sobre e para a ação, o que contribuiu para o seu crescimento enquanto futura profissional que pôde adquirir competências e saberes diversos. The report here introduced, was prepared within the framework of the Curricular Units of Supervised Educational Practice I and II (PES), according with the course plan of the Master’s Degree in Pre-School Education, at Escola Superior de Educação. This report aimed to present a contextualization of the practices developed in the Nursery and Pre-School Education contexts and a reflection on these same practices, in order to obtain the professional qualification of master in such course. For this, the contexts of this internship where the master developed her actions, the groups of children with whom she interacted and the actions developed are described and analyzed. During this report it’s possible to verify the mobilization of numerous different knowledges, namely theoretical and legal references, scientific and educational knowledges acquired through the other curricular units also covered by the master's degree and the Basic Education Degree. The approach to the action-research process was transversal to the development of both pedagogical practices of the master's student, and she sought to respect their cyclical and phased character, with systematic observation, planning, action and reflection processes, always with a view to improvement of their actions. In conclusion, the master student developed a critical and reflexive posture - still in development - reflecting in a systematic way, both in the action and also on and for the action, which contributed to her growth as a future professional who was able to acquire diverse skills and knowledge.

Francisca Inês Ferreira Seixas

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201976862

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