Journal
A construção da identidade docente faz-se pelo crescimento pessoal e
profissional, num processo de aprendizagem constante. De facto, crescer como
professor é um processo que somente se faz sendo inteiro. E é sobre este
processo que se desenvolve, ao longo de um ano rico de experiências e de
partilha de ideias, o presente relatório de estágio. Assim, o objetivo máximo
deste documento prende-se com a reflexão crítica e fundamentada de toda a
prática de ensino, e das dimensões implicadas no perfil de um professor
reflexivo e investigador.
Por se inserir numa fase final de formação, a mestranda procura relacionar a
prática efetuada com a teoria até então estudada, refletindo sobre o
enquadramento académico e profissional do mestrado e da docência, sobre as
práticas de ensino e os contextos para os quais foram pensadas, valorizando-se
as dimensões profissional, reflexiva e investigativa. A Prática de Ensino
Supervisionada foi sempre baseada em pressupostos teóricos e no contexto
educativo, fundamentais para a promoção de aprendizagens significativas, quer
para os estudantes quer para a docente em formação.
A componente investigativa Cultivar aprendizagens – utilização de sensores
numa horta escolar, implicou uma proposta didática que pretendia promover a
preferência e disposição dos estudantes para provar hortofrutícolas,
valorizando a biodiversidade. Para tal, utilizaram-se metodologias de
aprendizagem experimental e sensores eletrónicos, envolvendo os estudantes
cultivo de vegetais e monitorização da horta escolar.
O papel preponderante dos orientadores cooperantes, dos supervisores
institucionais e do par pedagógico, promotores de um espírito colaborativo,
enriqueceu e aprimorou o carácter reflexivo e investigativo, e o crescimento
pleno e inteiro, da professora estagiária.
Assim, este documento finaliza um momento de formação docente,
iniciando-se com ele um percurso de aprendizagens, desafios e crescimento que
são o mote para a constante formação profissional e de identidade.
The construction of the teaching identity goes with the personal and
professional growth, a process of constant learning. In fact, growing as a teacher
is a process of being whole. That’s the process developed during a year of
enriching experiences and sharing thoughts. Therefore, the ultimate purpose of
this report relates to the critical and well-structured reflection throughout the
teaching practice and the dimensions involved with the profile of a reflective
and researcher teacher.
By entering a final period of training, the student seeks to relate the practice
preformed with the theory studied so far, reflecting about the academic and
professional setting and about teaching practices and contexts for which they
were thought, valuing the professional, speculative and investigative
dimensions of teaching. Briefly, the teaching practice was based on theoretical
assumptions, in the context of education and teaching expertise, required to the
promotion of significant learning, both for students and for the soon to be
teacher.
The investigative component consisted in an educational proposal that seeks
to promote students’ preference and willingness to try fruit and vegetables,
while valuing biodiversity. To achieve such goal there were used experimental
learning methodologies and electronical sensors, engaging students in
vegetables’ gardening.
It’s important to emphasize the cooperation spirit that enriched and
enhanced the speculative and investigative dimensions of the trainee teacher.
Subsequently, this report concludes a moment of teacher training and starts
a new path of development, challenge and growth, which motivates constant
training and identity construction
Vera Raquel Pereira Mesquita
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201735806