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Descrição da interação de crianças com necessidades complexas de comunicação: a perspetiva dos pais e irmãos

Journal

Objetivo: Enquadrado sob um corpo emergente de literatura que tem vindo a salientar a premência de se identificarem necessidades e estratégias de suporte a mediar a interação de crianças com multideficiência, este estudo pretende explorar as perceções dos pais e irmãos de crianças com necessidades complexas de comunicação sobre as díades interacionais paiscriança e irmão-criança, identificando fatores da funcionalidade e do contexto descritivos de situações de interação bem-sucedidas e sem sucesso. Método: Foram entrevistados oito pais e oito irmãos - de crianças/jovens com necessidades complexas de comunicação - com recurso a um guião centrado na descrição das formas, conteúdos e momentos de interação, bem como, dos fatores relacionados com interações bem-sucedidas e sem sucesso. Usaram-se técnicas de análise de conteúdo, procedendo, a uma categorização indutiva para se obter um retrato compreensivo da caracterização dos pais e irmãos sobre as interações estabelecidas; e a uma categorização dedutiva, mediada por um mapeamento dos conteúdos na CIF-CJ, para uma identificação sistemática de elementos da funcionalidade e do contexto descritivos de situações de interação bem-sucedidas e sem sucesso. Resultados/ Discussão: A expressão e entendimento de formas comunicativas não simbólicas conduzidas por funções como a expressão de sentimentos, pedidos e a iniciação da interação parecem ser elementos centrais na descrição das díades internacionais em foco. O sucesso nas interações é definido pela demonstração de satisfação por parte da criança, pela sua participação/ resposta na interação e pelo entendimento mútuo, bem como, pela presença de condições ambientais facilitadoras colocadas no plano do apoio e relacionamentos (e310) e nos métodos adaptados de comunicação (e1251). Purpose: Framed in recent studies that has been stressing the need of identifying support strategies for the interaction of children with multiple disabilities, this study aims to explore the perceptions of parents and siblings of the children with complex communication needs about parent-child and sibling-child dyads, identifying functioning and context factors defining the successful and unsuccessful interactions. Method: Eight parents and eight siblings of children/young people with complex communication needs were interviewed – using a script focused on the description of the forms, content and interaction moments, as well as, the factors related to the successful and unsuccessful interactions. It was used content analysis techniques, proceeding to an inductive categorization to obtain a comprehensive characterization of the parents and siblings about the established interactions; and a deductive characterization - mapping of the contents in the CIF-CJ - for a systematic identification of functioning and context elements describing successful and unsuccessful interactions. Results/ Discussion: The expression and understanding of non-symbolic communicative forms conducted by functions such as the expression of feelings, requests and the initiation of the interaction appear to be the central elements in the description of the analysed dyads. Successful interactions were defined by the child demonstration of satisfaction, by the participation/ response to the interaction and by the mutual understanding, as well as, by environmental facilitators mainly framed into immediate family support and relationships (e310) and in assistive products and technology for communication (e1251) codes.

Filipa Alexandra Loureiro Gomes dos Santos

Publicação

Ano da publicação: 2014

Identificadores

ISSN: 201915863

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