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Objetivo: Enquadrado sob um corpo emergente de literatura que tem
vindo a salientar a premência de se identificarem necessidades e estratégias
de suporte a mediar a interação de crianças com multideficiência, este estudo
pretende explorar as perceções dos pais e irmãos de crianças com
necessidades complexas de comunicação sobre as díades interacionais paiscriança
e irmão-criança, identificando fatores da funcionalidade e do contexto
descritivos de situações de interação bem-sucedidas e sem sucesso.
Método: Foram entrevistados oito pais e oito irmãos - de crianças/jovens
com necessidades complexas de comunicação - com recurso a um guião
centrado na descrição das formas, conteúdos e momentos de interação, bem
como, dos fatores relacionados com interações bem-sucedidas e sem sucesso.
Usaram-se técnicas de análise de conteúdo, procedendo, a uma categorização
indutiva para se obter um retrato compreensivo da caracterização dos pais e
irmãos sobre as interações estabelecidas; e a uma categorização dedutiva,
mediada por um mapeamento dos conteúdos na CIF-CJ, para uma
identificação sistemática de elementos da funcionalidade e do contexto
descritivos de situações de interação bem-sucedidas e sem sucesso.
Resultados/ Discussão: A expressão e entendimento de formas
comunicativas não simbólicas conduzidas por funções como a expressão de
sentimentos, pedidos e a iniciação da interação parecem ser elementos
centrais na descrição das díades internacionais em foco. O sucesso nas
interações é definido pela demonstração de satisfação por parte da criança,
pela sua participação/ resposta na interação e pelo entendimento mútuo,
bem como, pela presença de condições ambientais facilitadoras colocadas no
plano do apoio e relacionamentos (e310) e nos métodos adaptados de
comunicação (e1251).
Purpose: Framed in recent studies that has been stressing the need of
identifying support strategies for the interaction of children with multiple
disabilities, this study aims to explore the perceptions of parents and siblings
of the children with complex communication needs about parent-child and
sibling-child dyads, identifying functioning and context factors defining the
successful and unsuccessful interactions.
Method: Eight parents and eight siblings of children/young people with
complex communication needs were interviewed – using a script focused on
the description of the forms, content and interaction moments, as well as, the
factors related to the successful and unsuccessful interactions. It was used
content analysis techniques, proceeding to an inductive categorization to
obtain a comprehensive characterization of the parents and siblings about the
established interactions; and a deductive characterization - mapping of the
contents in the CIF-CJ - for a systematic identification of functioning and
context elements describing successful and unsuccessful interactions.
Results/ Discussion: The expression and understanding of non-symbolic
communicative forms conducted by functions such as the expression of
feelings, requests and the initiation of the interaction appear to be the central
elements in the description of the analysed dyads. Successful interactions
were defined by the child demonstration of satisfaction, by the participation/
response to the interaction and by the mutual understanding, as well as, by
environmental facilitators mainly framed into immediate family support and
relationships (e310) and in assistive products and technology for
communication (e1251) codes.
Filipa Alexandra Loureiro Gomes dos Santos
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201915863