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A proposta deste estudo centrou-se na recolha de informação, no contexto escolar, acerca
da participação de alunos com Perturbação do Espetro de Autismo (PEA), onde os professores
e os alunos assumem um papel ativo. Tendo como referência a escola, existe um conjunto de
desafios direcionados aos professores, uma vez que devem promover a participação de todos
os alunos bem como ativar os suportes necessários. Neste sentido, os contextos ambientais
assumem-se como facilitadores da participação de todos os alunos.
Atualmente, no contexto escolar a gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos
professores sobre o mesmo permite a exploração de temas e interesses diferenciados,
trazendo a realidade para o centro das aprendizagens, potencializando a inclusão.
Tendo como enfoque a participação dos alunos com PEA nos contextos escolares, pretendese,
numa primeira parte, dar a conhecer o enquadramento teórico da PEA. Numa segunda
parte mostra-se a importância da escola inclusiva nomeadamente os modelos e práticas
promotoras da participação. Na última parte, apresenta-se o estudo empírico, onde se dá a
conhecer as opiniões dos alunos com PEA, acerca da sua participação, bem como a opinião dos
professores no mesmo âmbito.
A operacionalização do estudo passou pela aplicação de dois questionários que
sustentaram o estudo empírico, centrado em três dimensões: autonomia, locus de control e
autodeterminação. Toda a análise permitiu retirar conclusões e nomear novas questões de
estudo.
This study is aimed at collecting information about the participation of students
with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the school context, where both teachers and
students play an active role. Concerning the school, there are a set of challenges
addressed to the teachers, since they should promote the participation of all
students, as well as activate the necessary support. In this sense, environmental
contexts are assumed as facilitators of the participation of all students.
Currently in the school context the flexible management of the curriculum and
the joint work of teachers allow the exploration of different themes and interests,
bringing reality to the centre of the learning process, thus enhancing inclusion.
Focusing on the participation of students with ASD in school contexts, it is
intended, in the first part, to present the theoretical framework of the ASD. A second
part shows the importance of an inclusive school, namely with models and practices
that promote participation. In the last part, the empirical study conveys the opinions
of both students with ASD and teachers about participation.
The operationalization of the study was followed by the application of two
questionnaires that supported the empirical study, centered on three dimensions:
autonomy, locus of control and self-determination. The whole analysis allowed us to
draw conclusions and produce new study questions.
Bárbara Natividade Fernandes Diogo Morais
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201914298