top-banner-image

Matriz curricular do curso de Bacharelato em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba: Ponto de vista dos professores e recém-formados

Journal

O mercado de trabalho atual, competitivo, exige um profissional qualificado e competente, com conhecimentos avançados que adquire nas Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, surgiu o interesse de conhecer a interpretação dos professores sobre a Matriz Curricular do curso de Zootecnia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)Campus Uberaba. Simultaneamente, como os recém-formados percebem as facilidades e dificuldades que encontram para sua inserção no mercado de trabalho. Partiu do problema que surge com o questionamento: A matriz curricular do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba atende a estrutura curricular estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Câmara de Educação Superior (CES) para o curso de Bacharelado em Zootecnia de modo a propiciar a inserção dos formandos no mercado de trabalho?A metodologia adoptada é de natureza quantitativa. Para tantoaplicou-se um inquérito por questionário quer aos professores que atuam no 9º e 10º períodos do curso em estudo quer aos recém-formados em Zootecniasobre questões que delineam o ingresso na profissão. Os dados obtidos junto dos professoresevidenciaram que a Matriz Curricular do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba atende a estrutura curricular estabelecida pelo CNE e a CES para o curso de Bacharelado em Zootecnia. Quanto à inserção dos recém-formados no mercado de trabalho apresentam, em sua maioria, afirmativamente, elencando como pontos fortes a pesquisa, o conhecimento adquirido durante o curso, a didática utilizada, os professores, o relacionamento e o comportamento dos professores em relação aos alunos. Acreditam, ainda, que no futuro serão mais valorizados, já que o curso se encontra bem conceituado diante da instituição. The job market, faced with competitiveness, requires a qualified and competent professional who has a superior knowledge acquired in the Institutions of Higher Education (IES), in this study in the Federal Institute of the Triângulo Mineiro (IFTM). Thus, the interest arose in knowing the teachers' interpretation on the Curriculum of the Zootechny course at IFTM Campus Uberaba. Simultaneously, how the new graduated perceive the facilities and difficulties they find for their insertion in the job market. So we put the following question: The curriculum framework of the IFTM course, Campus Uberaba, follows the curricular structure established by the National Education Council (CNE) and the Higher Education Chamber (CES) for the course Bachelor's Degree in Zootechny to facilitate the insertion of newly graduate in the job market? The methodology adopted is quantitative. For this purpose, a questionnaire was applied to teachers work in the 9th and 10th periods of the course under study and to the new graduates' about the entry into the profession. The results showed that the Curriculum of the IFTM course in Zootechny Campus Uberaba fulfils the curricular structure established by the CNE and CES for the Bachelor's Degree in Zootechny, according to data obtained by the teachers in this institution. About recent graduates and their insertion in the present job market, the main strengths were the research, the knowledge acquired during the course, the didactics used in the HEI, the teachers, the relation and the behaviour of the teachers concerning the students. Moreover, recent graduates believe that in the future they will be more valued since the course is well established within the institution.

Wendell Albino Silva

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 202029859

Títulos Alternativos