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O Projeto de investigação aqui apresentado pretendeu conhecer e
compreender quais as funções de coordenação pedagógica na gestão dos
processos educativos no contexto onde a investigadora desenvolve a sua
prática pedagógica, com vista à sua transformação.
Tendo verificado uma realidade onde prevalecia o conformismo profissional
e ausência de estratégias promotoras de desenvolvimento das pessoas e do
contexto, a investigadora procurou promover oportunidades para iniciar o
processo de transformação desta realidade observada.
Esta tomada de consciência levou a definir objetivos que nortearam o
estudo, estando relacionados com a transformação da realidade que se
pretendeu refletir, investigar e transformar. Pretendeu-se, essencialmente,
caracterizar perceções sobre a coordenação dos processos pedagógicos,
identificar necessidades de transformação, conceber e desenvolver estratégias
de promoção de uma cultura reflexiva e identificar as potencialidades dessas
estratégias na transformação de conceções e de práticas pedagógicas.
Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa envolveu a equipa
pedagógica num plano de formação em que a metodologia seguiu estratégias
reflexivas próprias da investigação ação configurando um estudo de caso.
Assim, a investigadora recolheu os dados obtidos através de questionários às
educadoras de infância, registos de observação e atas das reuniões pedagógicas
e analisou-os, exercendo uma função de observadora participante.
Através da triangulação de resultados e considerações finais foi possível
destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de refletir em
equipa, possibilitando oportunidades a todos as envolvidas de se formarem e
de enriquecerem as suas práticas supervisivas, de caráter pessoal e coletivo,
sobre a ação pedagógica
The purpose of this research project is to understand and transform the
function of the pedagogic coordination in the management of educational
processes where the researcher currently practices her pedagogic activity.
Having witnessed professional conformism and the lack of strategies that
promote people and context, the researcher sought to develop new
opportunities to start the transformation process.
This awareness led to defined objectives that guided the study and were
related to the environment that we wished to debate, investigate and
transform. Essentially we aimed to define perceptions about the coordination
of pedagogic processes, identify the need for transformation, develop
strategies for promoting a culture of reflection and identify the potential of
these strategies in transforming pedagogic concepts and practices.
This qualitative and interpretative research involved the pedagogic team in a
plan where the methodology followed reflexive strategies suited to research
featuring a case study. Therefore, we gathered data through surveys given to
the kindergarten teachers, records of observation and pedagogic meeting
minutes. The researcher was a participating observer.
Through result triangulation and final considerations, it was possible to
highlight the importance of developing the ability to think as a team, enabling
all involved to develop and enrich their supervising techniques, both personal
and collective, upon the pedagogic practice
Juliana Manuela Rangel da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201900785