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Tarefas de investigação com recurso a materiais manipuláveis em Geometria: Estudo de caso com uma turma do 5.º ano do Ensino Básico

Journal

O presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a atividade curricular dos alunos perante as tarefas de investigação matemática e o uso de materiais manipuláveis e a sua influência no desenvolvimento do pensamento geométrico. A homologação do programa de Matemática de 2013 foi a causa principal para a realização desta investigação uma vez que, perante as estratégias valorizadas no programa anterior e o grau de formalismo que caracteriza este novo documento, seria importante analisar se as estratégias desenvolvidas anteriormente ainda teriam lugar neste novo programa. A metodologia utlizada é qualitativa descritiva, dada a característica de recolha e análise dos dados, e baseada num estudo de caso, com alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Das tarefas realizadas foram selecionados e analisados conjuntos de episódios, relativos às fases implícitas numa tarefa de investigação: da motivação, do desenvolvimento da investigação propriamente dita e da discussão final. No decorrer deste estudo, foi visível que as tarefas de investigação encerram imensas potencialidades para a aquisição de conhecimentos de factos e de procedimentos, para a construção e desenvolvimento do raciocínio matemático, para uma comunicação (oral e escrita) adequada à Matemática, para a resolução de problemas em diversos contextos e para uma visão da Matemática, como um todo articulado e coerente. Foi possível constatar que as metas curriculares podem ser desenvolvidas através de experiências matemáticas ricas e diversificadas e da reflexão sobre essas experiências, de acordo com a maturidade dos alunos. E que, em situações de aprendizagem com materiais manipuláveis, os vários sentidos do aluno são atraídos, através do contacto e da movimentação, envolvendo-o fisicamente. Aprender torna-se um processo ativo de construção do conhecimento. This report aims to describe and analyze the curricular activities of students during the mathematics research tasks and the use of handleable materials and its influence on the development of geometric thinking. The new Mathematics syllabus (2013) was the main reason for carrying out this research as the strategies valued in the previous syllabus and the high degree of formalism which characterizes this new document, it would be important to consider whether the strategies developed previously, would still take place in this new syllabus. The adopted methodology is qualitative and descriptive, due to the characteristics of the data collection and analysis, and based on a case study, with students in a class of 5th grade. From the performed tasks sets of episodes were selected and analyzed, relating to every step in a research task: the motivation, the research development itself, and the final discussion. During this study, it was clear that the research tasks contain enormous potential for the acquisition of content knowledge and procedures, for the construction and development of mathematical reasoning, for (oral and written) communication suitable for mathematics, to solve problems in different contexts and for a vision of mathematics as an articulated and coherent whole. It was possible to note that the curriculum goals can be developed through rich and diverse mathematical experiences and reflection on those experiences, according to the maturity level of the students. And that, in learning situations with handleable materials, the different senses of the student are drawn through the contact and the movement, having them physically engaged. Learning becomes an active process of knowledge construction.

Carla Assunção Breda da Cruz

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201900432

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