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O presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a atividade curricular
dos alunos perante as tarefas de investigação matemática e o uso de materiais
manipuláveis e a sua influência no desenvolvimento do pensamento geométrico.
A homologação do programa de Matemática de 2013 foi a causa principal para a
realização desta investigação uma vez que, perante as estratégias valorizadas no
programa anterior e o grau de formalismo que caracteriza este novo documento, seria
importante analisar se as estratégias desenvolvidas anteriormente ainda teriam lugar
neste novo programa.
A metodologia utlizada é qualitativa descritiva, dada a característica de recolha e
análise dos dados, e baseada num estudo de caso, com alunos de uma turma do 5.º ano
de escolaridade. Das tarefas realizadas foram selecionados e analisados conjuntos de
episódios, relativos às fases implícitas numa tarefa de investigação: da motivação, do
desenvolvimento da investigação propriamente dita e da discussão final.
No decorrer deste estudo, foi visível que as tarefas de investigação encerram
imensas potencialidades para a aquisição de conhecimentos de factos e de
procedimentos, para a construção e desenvolvimento do raciocínio matemático, para
uma comunicação (oral e escrita) adequada à Matemática, para a resolução de
problemas em diversos contextos e para uma visão da Matemática, como um todo
articulado e coerente. Foi possível constatar que as metas curriculares podem ser
desenvolvidas através de experiências matemáticas ricas e diversificadas e da reflexão
sobre essas experiências, de acordo com a maturidade dos alunos. E que, em situações
de aprendizagem com materiais manipuláveis, os vários sentidos do aluno são atraídos,
através do contacto e da movimentação, envolvendo-o fisicamente. Aprender torna-se
um processo ativo de construção do conhecimento.
This report aims to describe and analyze the curricular activities of students
during the mathematics research tasks and the use of handleable materials and its
influence on the development of geometric thinking.
The new Mathematics syllabus (2013) was the main reason for carrying out this
research as the strategies valued in the previous syllabus and the high degree of
formalism which characterizes this new document, it would be important to consider
whether the strategies developed previously, would still take place in this new syllabus.
The adopted methodology is qualitative and descriptive, due to the characteristics
of the data collection and analysis, and based on a case study, with students in a class of
5th grade. From the performed tasks sets of episodes were selected and analyzed,
relating to every step in a research task: the motivation, the research development itself,
and the final discussion.
During this study, it was clear that the research tasks contain enormous potential
for the acquisition of content knowledge and procedures, for the construction and
development of mathematical reasoning, for (oral and written) communication suitable
for mathematics, to solve problems in different contexts and for a vision of mathematics
as an articulated and coherent whole. It was possible to note that the curriculum goals
can be developed through rich and diverse mathematical experiences and reflection on
those experiences, according to the maturity level of the students. And that, in learning
situations with handleable materials, the different senses of the student are drawn
through the contact and the movement, having them physically engaged. Learning
becomes an active process of knowledge construction.
Carla Assunção Breda da Cruz
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201900432