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Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de
Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria
das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a
dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua
repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A
investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às
diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária,
como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias
no âmbito de um plano de melhoria.
Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do
estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um
questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma
e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013.
Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto
Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos
principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e
Melhoria.
Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos
problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos
planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento
da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior
estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano
de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito
interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual
da Escola.
Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de
Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria
das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a
dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua
repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A
investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às
diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária,
como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias
no âmbito de um plano de melhoria.
Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do
estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um
questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma
e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013.
Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto
Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos
principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e
Melhoria.
Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos
problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos
planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento
da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior
estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano
de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito
interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual
da Escola.
Álvaro Leite de Oliveira Rosinha
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201894092