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A (in)consistência do Plano Anual de Atividades face à realidade da escola e às necessidades dos alunos.

Journal

Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola. Este trabalho centrou-se na análise do contributo do Plano Anual de Atividades para responder às dificuldades de todos os alunos, para a melhoria das suas aprendizagens, para a promoção do trabalho colaborativo, para a dinamização das equipas pedagógicas ao nível do Conselho de Turma e sua repercussão na intervenção das estruturas de gestão intermédia. A investigação contemplou o enquadramento dos objetivos associados às diferentes atividades nas dimensões curricular, psicossocial e comunitária, como ponto de partida para a deteção das áreas potencialmente prioritárias no âmbito de um plano de melhoria. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do estudo de caso, em que se adotaram como fontes de informação um questionário aplicado ao pessoal docente, a entrevista a um Diretor de Turma e os planos anuais de atividades dos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013. Os resultados obtidos revelam que a reformulação do Projeto Educativo será uma oportunidade para melhorar a articulação entre três eixos principais: Liderança, Organização e Gestão Escolar e Autorregulação e Melhoria. Do estudo infere-se que a adequação da resposta da Escola aos problemas diagnosticados deverá contemplar a implementação de sucessivos planos de ação centrados na aprendizagem dos alunos e no enriquecimento da prática pedagógica. Ao nível das lideranças, apostar-se numa maior estimulação e maior clarificação da relevância estratégica atribuída ao Plano de Turma como ponto de partida da intervenção pedagógica de âmbito interdisciplinar como importante contributo para a construção do Plano Anual da Escola.

Álvaro Leite de Oliveira Rosinha

Publicação

Ano da publicação: 2014

Identificadores

ISSN: 201894092

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