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Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Journal

O presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem a finalidade de apresentar uma reflexão crítica sobre as Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar. A aquisição e o desenvolvimento de capacidades e competências conseguidos ao longo das práticas educativas foram o reflexo de uma ação educativa sustentada e contextualizada, sob o ponto de vista de uma perspetiva construtivista e socioconstrutivista. Tal se traduziu num crescimento profissional e pessoal de um perfil que favorece valores de equidade. A adoção de uma postura crítico-reflexiva, apoiada numa linha de investigação-ação, permitiu o desenvolvimento de práticas que promovessem aprendizagens diferenciadas e significativas, que privilegiam o envolvimento ativo das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia cíclica, que respeita as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, possibilitou, então, a planificação e intervenção de uma prática integrada. Neste sentido, torna-se evidente a importância dos processos reflexivos e colaborativos, que visam a promoção de um ambiente pedagógico significativo, para a formação ao longo da vida. Assim, o presente relatório pretende espelhar os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens resultantes das Práticas Educativas Supervisionadas, que possibilitaram a construção de saberes intrínsecos à identidade profissional assumida. This report of professional qualification comes up within the scope of the Master degree in Pre-school Education and its goal is to present a critical reflection about the Supervised Educative Practices I and II, carried out in the context of Nursery School and Pre-School Education. The acquisition and development of capacities and skills accomplished through the educative practices were the reflex of a contextualized and sustained educative action, from the point of view of constructivist and socioconstrutivist perspective. This translated in a professional and personal growth of a profile that favors equity values. The adoption of a posture critical-reflexive, supported on a line of action-research, allowed the development of practices which promoted differentiated and significant, that emphasize the active involvement of children in the teaching and learning process. This cyclic methodology, which respect the phases of observation, planning, action, evaluation and reflection, made possible, then, the preparation and intervention of an integrated practice. In this sense, becomes apparent the importance of the collaborative and reflexive processes, which aim to promote a meaningful pedagogical environment, for lifelong learning. Therefore, this report intends to reflect the obstacles, achievements and learnings that resulted from Supervised Educative Practices, which made possible the construction of knowledge intrinsic to the assumed professional identity.

Elsa da Conceição Lopes Coelho

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201822059

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