Journal
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II, surge o presente relatório de estágio no qual é descrito e refletido o percurso de formação da mestranda ao longo da prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Creche e Educação-Pré-Escolar. A partir do contexto observado foram desenvolvidas diversas atividades tendo sempre por base a aprendizagem ativa. Procurou-se compreender a importância do papel ativo da criança na construção do seu próprio conhecimento, a importância da diferenciação pedagógica e da aprendizagem cooperativa, bem como o trabalho em projeto no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, e para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração a mobilização de saberes teóricos e legais que influenciaram a sua prática. Deste modo, revelou-se fundamental recorrer a uma aproximação à metodologia de investigação-ação, nomeadamente, a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão que se revelaram etapas fundamentais no crescimento formativo da mestranda. Assim, e a partir destes processos, foi possível construir um perfil de desempenho profissional, uma vez que, o(a) educador(a) deve ser o(a) investigador(a) da sua ação, sendo um(a) profissional crítico(a) e reflexivo(a) que está em constante mudança
The academic training report hereby presented is a result of the master’s degree in preschool education based on the curricular unit of the supervised academic practice. This report will describe and reflect upon the trainee’s teaching practice carried out both in nursery school and preschool education.
From the observed context, various activities were developed on the basis of active learning. Attempts were made to understand the importance of the child’s role in the construction of his own knowledge, the importance of the pedagogical differentiation and cooperative learning as well as the project work in the teaching learning process based on intervening practices. With the aim of achieving a sustainable practice, the trainee took into account the mobilization of theoretical and legal knowledge that inspire its practice. Therefore, it was essential to appeal to the research action methodology, namely observing, planning, action, assessment and reflection which were crucial steps in the formative process of the trainee’s growth. Therefore, and based on these processes, it was possible to create a professional performance profile once the educator must be the investigator of his own action, being a critical and reflective professional who is in constant change
Filipa Isabel Andrade Silva
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201820951