top-banner-image

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Journal

O presente relatório visa apresentar, de forma analítica e reflexiva, o percurso profissionalizante que a mestranda realizou ao longo da Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A referida unidade curricular possibilita a mobilização dos fundamentos teóricos, dos princípios e orientações essenciais à prática educativa na primeira e segunda infância. Paralelamente, também enriqueceu a formação da mestranda permitindo uma interação direta com a realidade nos diferentes contextos e promovendo uma atitude crítica face ao seu desempenho. Neste contexto, foram realizados dois estágios profissionalizantes na valência de creche e pré-escolar, possibilitando o desenvolvimento de competências profissionais em ambos os contextos. Como apoio de todo o processo da prática pedagógica foi utilizada uma aproximação à metodologia de investigação-ação. A utilização de princípios e modos operatórios desta metodologia promoveu atitudes reflexivas e críticas essenciais ao desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. Ao mesmo tempo, esta atitude contribuiu para uma ação mais enriquecedora e promotora de momentos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Apesar dos conhecimentos adquiridos no final deste percurso é relevante mencionar a necessidade de dar continuidade à formação e atualização de conhecimentos essenciais à prática futura. Deste modo, considera-se que o percurso formativo não se conclui com a defesa do presente relatório. Com o propósito de promover uma intencionalidade educativa e pedagógica de qualidade, a formação da futura educadora estará em evolução constante. The present report presents, in an analytical and thoughtful manner, the professional path that the master student had took within the Practical Supervised Pedagogical Component of the Master Program in Pre-School Education. This curricular unit allowed the master student to put into practice the essential theoretical knowledge, principles and guidelines for the educational practice in nursery and pre-school education. Moreover, by allowing direct contact with the different contexts and fomenting a critical perspective in regard to her performance as an educator, it enriched my training. Within this context, the master student has undertook two traineeships in both nursery and pre-school settings and this generated new skills and aptitudes in regard to these different age groups. It was used and approach of the methodology research-action to support the practical components mentioned above. The principles and operated modes of this methodology promoted reflection and a critical analysis of the utmost importance in the development of the student professional competences. At the same time, this thoughtful attitude, contributed to a more comprehensive action and to foster the learning and developmental process of the children involved. Despite the substantive knowledge acquired through the aforementioned steps, the master student considers that it is of the utmost importance to consider further trainings in order to constantly update knowledge to enrich practice. Therefore, it is a belief that the thesis dissertation is only the first step of the training path that I wish to undertake to promote excellence in pedagogical pre-school education

Carina Sofia Lopes Ferreira

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201821087

Títulos Alternativos