Journal
O presente Relatório de Estágio constitui parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada e possibilita a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Neste documento consta a descrição, análise e reflexão acerca do percurso formativo desenvolvido nos centros de estágio, sendo considerado como um processo evolutivo na formação inicial de professores.
Este relatório pode ser resumido em três grandes momentos. Primeiramente, é realizado um enquadramento académico e profissional que funciona como base para a formação profissional docente. O segundo momento, centra-se na intervenção em contexto educativo, refletindo criticamente sobre a ação desenvolvida. O terceiro momento remete para o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda no âmbito da alimentação saudável, intitulado “Um percurso adocicado pelo marketing”. A construção e implementação deste projeto adotou uma metodologia qualitativa onde se desenvolveu um estudo de caso, com características de investigação-ação, potenciando o desenvolvimento de profissionais de educação ativos e participativos na comunidade escolar.
This Internship Report is an integral part of Supervised Educational Practice course unit and represents the conclusion of the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto.
The present document includes the description, analysis and reflection of the work developed in the internship centers, being considered as an evolutionary process in the initial formation of teachers.
This report can be summarized in three big moments. Firstly, it is made an academic and professional context that works as a basis for professional formation of teachers. The second moment focuses on the intervention in an educational context, reflecting critically on a developed action.
The third moment refers to the research project developed by the master's student in the healthy diet field, titled "A path sweetened by marketing." The construction and implementation of this project adopted a qualitative methodology where a case study was developed, with research-action characteristics, boosting the development of active educational professionals in the school community.
Jessica Cristina Mesquita Resende
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201765250