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Relatório de Estágio

Journal

O presente Relatório de Estágio afigura-se como um documento intencional e contextualizado acerca da Prática Educativa Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o documento baliza-se entre dois períodos de estágio, um em cada nível educativo, cujo desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada constituiu um eixo estruturante do desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado na metodologia de investigação-ação. É esta a que melhor responde às exigências da prática profissional, uma vez que implica uma investigação sobre a prática, tendo como finalidade melhorá-la através de ciclos de ação e reflexão: observação, planificação, ação e reflexão. A Prática Educativa Supervisionada foi realizada em díade de formação, envolvendo também as orientadoras cooperantes e supervisoras da escola de formação, o que evidencia uma estratégia de formação que valoriza as potencialidades da reflexão partilhada e de uma ação colaborativa que caracteriza o docente que reflete e investiga a sua prática, respondendo aos desafios profissionais. Face a isto, numa tríade praxeológica entre valores, teorias e práticas, muito exigente e relevante na formação do profissional docente reflexivo, este documento evidencia a realização de um estágio que se revelou força motriz do cimentar de uma identidade profissional, inerente a um perfil duplo e consciente do princípio da aprendizagem ao longo da vida. The present internship report is an intentional and contextualized document about the Supervised Educational Practice developed in the scope of the Master's degree of Pre-school Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education. This document addresses two internships periods, one at each educational level, where the development of the Supervised Educational Practice established structuring foundations for a personal and professional development, based on the research-action methodology. This methodology provides the best response to the demands of the professional practice, as it implies a research on the practice, with the purpose of improving it through cycles of action and reflection: observation, planning, action and reflection. The above-mentioned Supervised Educational Practice was performed in a pedagogical pair, also involving the course and training school supervisors. This evidences a training strategy that values the potential of a shared reflection and of a collaborative action that characterizes the teacher that reflects and investigates his practice, responding to the challenges of his professionalism. In view of this, in a praxeological triangulation between values, theories and practices, very demanding, but important to the formation of the reflective teacher, this document evidences the completion of an internship that revealed itself as the driving force to the development of a professional identity, inherent to a dual profile and aware of the principle of lifelong learning.

Sofia Elisabete Carvalho Vieira

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201761505

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