Journal
O presente relatório apresenta-se como um documento que pretende
fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos
de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
As práticas desenvolvidas durante todo o percurso formativo foram
experienciadas como momentos de formação pessoal na medida em que
criaram oportunidades de progressão no saber, no saber ser e no saber fazer
durante toda a vida, sendo a educação a chave de transformação global na
designada “sociedade do conhecimento”.
Para tal, contribuíram de forma gradativa os dois anos de formação
contínua fundamentais na aquisição de competências pedagógicas e didáticas
tornando-se fulcrais no desenvolvimento das práticas educativas.
Estes processos formativos fundamentaram-se em referências teóricolegais,
essenciais na construção de uma prática sustentada e também nos
ideais do paradigma socioconstrutivista, através de estratégias com
intencionalidade educativa colocando sempre a criança no âmago da
aprendizagem, enquanto interveniente ativo da mesma.
Assim, através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora,
sustentada na metodologia de investigação-ação, construiu-se um ambiente
pedagógico capaz de promover uma educação inclusiva, diferenciada e
significativa, ou seja, uma educação para todos.
This report is presented as a document that aims to support the
fundamentals of Supervised Educative Practice developed within the contexts
of the “Pre-School Education and the 1º cycle of the Basic School.
The developed practices during all the formative process were experienced
as moments of personal training, in the sense that generated several
opportunities of progression in the “ To know”, “To know to be” and “to know
to Do” for all life, being education the key of the global transformation within
the so called “ society of Knowledge”
For such, the two years of continuous learning that were fundamental in the
acquisition of pedagogical and didactic competences, which become the
cornerstone in the development of educational practices.
These formative processes, where fundamentally based in theoretic and
legal references essentials in the construction of a sustained practice and also
in the ideals of the socioconstructive paradigm , thorough strategies with
educational intentions, placing the child in the center of the learning process
and becoming an active intervenient of it.
So, through the adoption of a critical, reflective and searching attitude,
sustained by the methodology of investigation-action was built a pedagogical
environment able to promote a inclusive, differentiated and meaningful
education process or by other words education for all
Deolinda Guimarães Casanova
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201834090