top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O relatório de estágio é o reflexo do processo de desenvolvimento e aprendizagem da mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do seu percurso formativo a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que lhe foram imprescindíveis para o desenvolvimento de uma prática sustentada. A interação entre os saberes teóricos mobilizados e a reflexão sobre a prática contribuíram para a construção do seu perfil enquanto futura educadora de infância e professora do 1º ciclo, com vista a uma melhor prática educativa. A metodologia de investigação-ação constituída por várias etapas cíclicas -observação, planificação, ação, reflexão e avaliação - permitiu à mestranda desenvolver a sua ação educativa de forma articulada e sequencial. Considerando as especificidades de ambos os contextos procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para os diferentes grupos tendo em conta os seus interesses e necessidades, encarando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem. Os estágios desenvolvidos no contexto de Educação Pré-Escolar e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram a construção de um perfil profissional duplo, percebendo a importância que ambos os níveis educativos têm no desenvolvimento global da criança. The internship report is a reflection of the student’s development and learning process throughout the Supervised Educational Practice, developed in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education frameworks, which are included in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education Master’s Degree. During its course, the student acquired scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge, which were crucial for the development of a sustained practice. The interaction between the theoretical knowledge learnt and the reflection on its own experience contributed to the construction of her profile as a future kindergarten teacher and teacher of the 1st cycle, with the purpose of promoting a better educational practice. The research-action methodology incorporated by several cyclical stages – observation, planning, action, reflection and evaluation – allowed the student to develop its educational action in an articulated and sequential way. Considering the specificities of both contexts, the student sought to develop practices that promoted meaningful and effective learning for the different groups taking into account their interests and needs, considering the children as the center of the teaching and learning process. The internships developed in the context of Pre-school Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Education enabled the construction of a double professional profile, perceiving the importance that both educational levels have in the overall development of the children.

Carla Filipa Teixeira Castro

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201761521

Títulos Alternativos