top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Educativa Supervisionada integrada no 2º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau Mestre que habilita para a docência. Este documento tem como objetivo a reflexão e aprofundamento das práticas de intervenção educativa, onde foram desenvolvidas diversas aprendizagens, nomeadamente, ao nível da organização, planificação, concretização, avaliação e, ainda, do modelo do professor reflexivo enquanto investigador e transformador da sua prática. Neste relatório serão elucidadas estratégias de ensino e aprendizagem, umas mais de cariz lúdico, outras lúdico-didáticas, bem como a necessidade e preocupação da transição entre níveis educativos e o impacto que o trabalho colaborativo detém nesta transição e em todo o percurso educativo das crianças. Para a fundamentação deste relatório recorreu-se a autores de referência de ambos os níveis de educação. Procurou-se ainda refletir sobre as questões que emergiram da prática, as aprendizagens e de que forma estas contribuíram para o desenvolvimento da criança e para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. This report is included in the scope of the annual curricular unit of Supervised Educational Practice integrated in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education (EPE) and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1ºCEB) to obtain the Master's Degree, that qualifies for teaching. This document aims at the reflection and further development of the practices of educational intervention, in which various learning activities were developed, namely, organization, planning, implementation, evaluation and the model of reflective teacher as a researcher and transformer of his practice. In this report strategies of teaching and learning will be clarified, some more ludic, other playful, as well as the need and concern of the transition between educational levels and the impact that the collaborative work has in this transition and throughout the educational path of the children. Authors of reference of both levels of education were invoked for the substantiation of this report. It was also sought to reflect upon the issues that emerged from the practice, the learning and how they contributed to the child development and to the personal and professional development of the master

Ana Sofia Guimarães Cunha

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201735563

Títulos Alternativos