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O presente relatório de estágio tem como propósito a reflexão crítica sobre
a Prática Educativa Supervisionada (PES) desenvolvida nos contextos de
Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A ação desenvolvida ao longo da prática orientou-se por algumas
metodologias defendidas, ao longo de todo o relatório, nomeadamente pela
metodologia de investigação-ação, baseada numa perspetiva socio
construtivista. Salienta-se a importância do papel dos referentes teóricos que
se demonstraram ser um constante apoio ao longo de todo o percurso.
Desta forma, a planificação de atividades enquadrou-se às caraterísticas
específicas das crianças. Não esquecendo de dar voz a estas, pois são seres
capazes de tomar decisões e de fazer escolhas, torna-se imprescindível escutar
as suas ideias para que se tornem cidadãos ativos e seguros das suas próprias
convicções.
Nesta linha de pensamento, foi essencial adotar uma atitude profissional de
caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo, deste modo, agir
intencionalmente em cada situação, procurando responder de forma eficaz às
necessidades e interesses de cada criança. Através das práticas possibilitou-se
o crescimento pessoal e profissional, assim como, os exercícios críticoreflexivos,
sobre as práticas impulsionaram um alargamento e
aprofundamento das referências teóricas e legais para a construção de uma
prática sustentada, contextualizada e significativa, enquadrada no paradigma
socio construtivista.
This internship report aims to examine the Supervised Pedagogical Practice
developed in both Pre-School Education and First Cycle of Basic Education
during the Master’s degree in Pre-School Education and First Cycle of Basic
Education.
The activities carried out in the internship followed some methodologies,
which are defended in this research, such as the investigation-action
methodology based on a social constructivism point of view. The theory
fundamentals’ importance is emphasized in the entire report.
Not only are the activities plans designed to fit the special needs of each
child, but also the children’s perspectives are taken into account, since they all
have a strong decision-making capacity which needs to be developed so they
become active citizens with courage of their own convictions.
In the same way, it was essential to adopt a professional attitude with an
investigative and critical-reflective mindset, in order to answer efficiently to
every children’s needs and interests. Not only this internship allowed a
personal and professional development, but also the post critical reflection
motivated to build a deeper understanding of both the theory and legal
fundamentals to develop a sustained, meaningful and social constructivist
teaching experience.
Tânia Raquel Teixeira de Almeida
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201881721