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O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de
Prática Educativa Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, tem
como principal propósito refletir e analisar criticamente o percurso da
mestranda tanto no contexto da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico.
Durante este percurso desenvolveram-se competências profissionais e
pessoais que terão a sua máxima relevância, na construção do futuro
profissional docente. Para tal, adotou-se uma postura reflexiva e indagadora
mobilizando para a sua prática um quadro teórico e conceptual para sustentar
a prática desenvolvida em ambos os contextos. Assim, foram também
mobilizados alguns pressupostos presentes na metodologia de investigaçãoação
como, processos de observação, planificação, ação e constante reflexão.
As ações desenvolvidas necessitaram, numa primeira fase da
caracterização tanto do contexto de estágio, como do ambiente educativo de
ambos os contextos, no sentido de potenciar práticas significativas. Também
o trabalho desenvolvido em díade e em tríade promoveu momentos de
partilha e reflexão essenciais para a transformação na ação. No planeamento
teve-se sempre presente os interesse, as necessidades e curiosidades das
crianças. Todo o percurso se afigurou como mais uma etapa na formação ao
longo da vida, uma vez que a construção da identidade do profissional
docente ocorre dia-a-dia.
This report was developed within the scope of the curricular unit of
supervised teaching practice of the master in pre-school education and
teaching of 1st cycle of basic education. It’s main purpose is to reflect and
critically analyse the master's student performance, both in the context of
pre-school education and in 1st cycle of basic education.
During this time, crucial professional and personal skills to teaching
practice were developed. To this end, the student adopted a reflexive and
inquiring approach, supporting her practice in a theoretical and conceptual
pedagogical framework. Also a research methodology approach, such as
observation procedures, planning, action and a constant reflection, was used.
This period of supervised practice required initially, in order to provide
activities that met the children needs alongside with the master
requirements, the description of the supervised practice context and the
characterization of the educational setting where the activities would be
developed. The teamwork has promoted moments of sharing and reflection,
which were very useful in the implementation of the programed activities.
The activities design, was always present the children interests, needs and
curiosities. The student considered this training period as an important
further step forward to her teaching professional identity construction that
will now continue to develop in her professional daily practice
Maria de Queirós Bouça Ribeirinho Machado
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201735601