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Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, tem como principal propósito refletir e analisar criticamente o percurso da mestranda tanto no contexto da Educação Pré-Escolar como do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Durante este percurso desenvolveram-se competências profissionais e pessoais que terão a sua máxima relevância, na construção do futuro profissional docente. Para tal, adotou-se uma postura reflexiva e indagadora mobilizando para a sua prática um quadro teórico e conceptual para sustentar a prática desenvolvida em ambos os contextos. Assim, foram também mobilizados alguns pressupostos presentes na metodologia de investigaçãoação como, processos de observação, planificação, ação e constante reflexão. As ações desenvolvidas necessitaram, numa primeira fase da caracterização tanto do contexto de estágio, como do ambiente educativo de ambos os contextos, no sentido de potenciar práticas significativas. Também o trabalho desenvolvido em díade e em tríade promoveu momentos de partilha e reflexão essenciais para a transformação na ação. No planeamento teve-se sempre presente os interesse, as necessidades e curiosidades das crianças. Todo o percurso se afigurou como mais uma etapa na formação ao longo da vida, uma vez que a construção da identidade do profissional docente ocorre dia-a-dia. This report was developed within the scope of the curricular unit of supervised teaching practice of the master in pre-school education and teaching of 1st cycle of basic education. It’s main purpose is to reflect and critically analyse the master's student performance, both in the context of pre-school education and in 1st cycle of basic education. During this time, crucial professional and personal skills to teaching practice were developed. To this end, the student adopted a reflexive and inquiring approach, supporting her practice in a theoretical and conceptual pedagogical framework. Also a research methodology approach, such as observation procedures, planning, action and a constant reflection, was used. This period of supervised practice required initially, in order to provide activities that met the children needs alongside with the master requirements, the description of the supervised practice context and the characterization of the educational setting where the activities would be developed. The teamwork has promoted moments of sharing and reflection, which were very useful in the implementation of the programed activities. The activities design, was always present the children interests, needs and curiosities. The student considered this training period as an important further step forward to her teaching professional identity construction that will now continue to develop in her professional daily practice

Maria de Queirós Bouça Ribeirinho Machado

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201735601

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