top-banner-image

Relatório de estágio em educação pré-escolar

Journal

No âmbito do Mestrado em Educação-Pré-Escolar foi proposto à mestranda a elaboração de um relatório de estágio, que contemplasse a vertente da descrição e reflexão crítica acerca da prática educativa supervisionada em dois contextos distintos, a creche e a educação préescolar, assim como se pretende também que se reflita acerca do desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Este relatório apresentará uma breve abordagem à metodologia investigação-ação que, por sua vez, contemplará alguns processos educativos, como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, indispensáveis para a formação profissional docente da mestranda. De forma a sustentar o percurso formativo da mestranda, as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações semanais, as reuniões com a orientadora cooperante e as reuniões de supervisão pedagógica foram os pilares para a construção de saberes profissionais de extrema importância para o futuro da mestranda. Por sua vez, a prática pedagógica permitiu à mestranda reconhecer quais as dificuldades sentidas em ambas as valências e aprender a melhorar a sua ação pedagógica, permitindo-lhe desenvolver competências educacionais, culminando numa construção de saberes entre toda a equipa pedagógica, tendo sempre em conta a imagem de criança como um ser com agência, competente e participativo. Desta forma, um profissional que reconhece esta imagem de criança, desenvolve quotidianamente ações que a respeitem e honrem, necessitando de formação pedagógica para dar resposta a todas as crianças (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013). This report was written within the framework of the Master’s in Pre- School Education. It is based on both the critical analysis of the supervised teaching practice in two distinct contexts, kindergarten and pre-school education, and on the personal and professional development of the master student. The current report provides a brief approach to the research-action methodology that includes some educational processes, such as observation, planning, action, evaluation and analysis, essential for the master’s student professional development. In order to sustain the master’s student training course, the individual reflective tools, the weekly planning, the meetings with the supervisor and the meetings of pedagogical supervision were crucial to the development of the master’s student professional knowledge. Furthermore, the pedagogical practice allowed to recognize the difficulties experienced in both kindergarten and pre-school education and to learn to improve the pedagogical action. It was also very useful to develop educational skills, always taking into account the image of a child as a being with agency, capable and actively involved in his/her education. Thus, a professional who recognizes this child image, develops actions that respect and honor him/her daily. To do so, it is required pedagogical training to give support to all children (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013).

Bárbara Sofia Oliveira Santos

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201711982

Títulos Alternativos